Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Educadores participam de Curso de Prevenção do Uso de Drogas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Profissionais da rede municipal de ensino iniciaram na última quarta-feira (17), o Curso de Extensão Universitária de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. O objetivo é contribuir com a formação continuada dos professores da educação básica, capacitando-os para realizações de ações preventivas na escola e tornando-os aptos para uma abordagem adequada diante das situações que envolvam o uso de drogas ilícitas (crack, cocaína, maconha) e licitas (álcool, cigarro).

Com duração de seis meses e carga horaria de 180 horas, o curso, que é ofertado na modalidade de Educação a Distância (EAD), será desenvolvido de setembro de 2014 a abril de 2015, por meio de várias atividades organizadas em cinco módulos e com acompanhamento tutorial.


A realidade dos adolescentes e suas relações com a família e a escola; informações básicas sobre drogas e prevenção; ações preventivas na escola; elaboração e implementação de projetos de prevenção ao uso de drogas, são alguns dos conteúdos abordados durante a formação.

Segundo Raimundo Felix, coordenador de ciências de 3° e 4° Ciclos, o curso vem somar ações que já são desenvolvidas pela rede de ensino. “Já trabalhamos projetos voltados para a temática, mas sem dúvida, o curso vai contribuir muito para ampliar o conhecimento dos professores sobre a prevenção e, o uso de drogas e a partir do conhecimento adquirido e sistematizado eles poderão desenvolver estratégias mais eficazes de prevenção”, afirma Felix.

O coordenador também informou que para concluírem o curso, os educadores deverão, após a finalização de todos os módulos, elaborar um projeto de intervenção pedagógica que vise à prevenção do uso de drogas em seus locais de trabalho, como também, apresentar um relatório das ações desenvolvidas.

Parceria
O Curso é resultado de parceria da secretaria nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, da Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

Reportagem: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também