A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar recebeu a informação de que nesta sexta-feira (14) o BioParque Vale Amazônia que fica localizado no Núcleo Urbano de Carajás, em Parauapebas, sudeste paraense, estará fechado para visitações.
Coincidência ou não, nesta sexta-feira o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva, estará em Carajás, onde participará de um encontro com diretores da mineradora Vale.
O Palácio do Planalto oficializou a presença do presidente Lula em Parauapebas nesta sexta-feira (14). O chefe do Executivo marcará presença no lançamento do projeto “Novo Carajás”, iniciativa da mineradora Vale.
A expansão da mineração de ferro e cobre na região contará com um investimento significativo de R$ 70 bilhões, distribuído entre os anos de 2025 e 2030. Carajás abriga o maior complexo de extração de minério de ferro da Vale, sendo responsável por 177,5 milhões de toneladas do material apenas em 2024. Esse volume representou mais da metade da produção total da empresa no último ano. Além do ferro, o estado do Pará também é produtor de cobre e níquel, extraídos das minas de Sossego, Salobo e Onça Puma.
Autoridades presentes no evento
O evento contará não apenas com a presença do presidente, mas também de ministros do governo federal. Estão confirmadas as participações de Rui Costa, titular da Casa Civil, e Alexandre Silveira, responsável pela pasta de Minas e Energia.
Através de sua assessoria de imprensa, a Vale encaminhou nota do Pebinha de Açúcar sobre o fechamento do BioParque:
“A Vale informa que nesta sexta-feira, 14/2, o BioParque Vale Amazônia estará fechado. As atividades serão retomadas no sábado, 15/2, a partir das 9h. A entrada é gratuita e autorizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na portaria da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas”.