Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

ELAS NO COMANDO! Importante órgão da Prefeitura de Parauapebas é liderado por mulheres

Hoje é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data importante que representa a força feminina nos quatros cantos do Brasil e do Mundo.

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Diferentemente de outras datas comemorativas, o Dia Internacional da Mulher não foi criado pelo comércio.

Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

A origem da homenagem remonta a um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911. Esse incêndio aconteceu na Triangle Shirtwaist Company e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens. Essa história é considerada um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres. O acontecimento é significativo, mas é importante afirmar que o Dia Internacional da Mulher não foi criado por influência de uma tragédia, mas sim por décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa.

Considerado um dos municípios mais importantes para a economia do Brasil, Parauapebas tem um importante setor que é literalmente comandado por mulheres, mostrando a força que elas têm e quebrando uma série de preconceitos que infelizmente ainda são vistos em várias áreas de setores públicos e privados.

Comandada por duas mulheres, Júlia Beltrão Praxedes e Rayane Eliara Sousa Alves, a Controladoria Geral do Município de Parauapebas (CGM), envolve as atividades de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas do Poder Executivo, tratando-se de um complexo de procedimentos administrativos, constitucionalmente previsto, de natureza financeira, contábil e orçamentária, exercido por órgão posicionado dentro da própria estrutura da Administração, indissociável desta, colocando ao Gestor Público a necessária visualização de todos seus atos administrativos com boa margem de segurança, de acordo com as peculiaridades de cada órgão ou entidade, com fincas de prevenção, identificação e rápida correção de irregularidades ou ilegalidades, capaz de garantir o cumprimento dos planos, metas e orçamentos preconcebidos.

Mas não é apenas o comando da CGM que é formado por mulheres, dos 23 servidores que exercem diversas funções no órgão público, nada mais e nada menos que 20 mulheres estão na equipe, entre advogadas, auxiliares administrativas, entre outras profissões, mostrando que elas têm um papel fundamental em um órgão tão importante para a Prefeitura Municipal de Parauapebas.

Em nome de todas as mulheres que fazem parte da Controladoria Geral do Município de Parauapebas, a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar felicita todas as demais mulheres que atuam no serviço público de Parauapebas e em vários outros setores públicos e privados do Brasil e do Mundo. “O lugar da mulher, é onde ela quiser”.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário