O auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) ficou pequeno na tarde do último sábado (08). Foi o início das atividades do 24º Encontro da Mulher de Parauapebas, com a eleição das líderes de equipe e a definição das personalidades femininas homenageadas por cada distrito. Mais de 220 mulheres participaram da votação, que elegeu sete representantes para um mandato de dois anos.
Segundo a secretária municipal da Mulher, Terezinha de Jesus, o Encontro da Mulher de Parauapebas é uma excelente oportunidade para que a sociedade reconheça a capacidade de mobilização das mulheres e as respeite. “Somos mulheres e precisamos dar as mãos, trabalhar juntas, em comunhão, o tema deste ano é a nossa cara”, diz. “Mulher em movimento” é o tema do encontro de 2014 e o sub-tema é “Trajetória da mulher e as lutas sociais”.
Uma das equipes já começou a disputa com bônus de pontuação referente à primeira prova da gincana: levar o máximo de mulheres possível à eleição. A equipe Sonia Guajajara (Palmares Sul e Palmares) estava representada por nada menos que 50 mulheres e venceu a primeira tarefa.
O Encontro da Mulher já faz parte do calendário cultural de Parauapebas e, este ano, terá a abertura oficial no dia 07 de março, sexta-feira. Na programação, que vai até o dia 29, estão atividades como passeio ciclístico, olimpíadas, cursos itinerantes, campanhas de cidadania, marcha das mulheres, gincana e atrações musicais.
EQUIPES E LÍDERES
Viviane Senna – Distrito Dacal: Edvane Ferreira (cor branca)
Margarida Alves – Distrito Darv: Francisquinha (cor verde)
Ruth Cardoso – Distrito Dacin: Vanuza Ribeiro (cor vermelha)
Sonia Guajajara – Palmares Sul e Palmares: Liliany Mendes e Maria Rita Pereira (cor lilás)
Alzira Rufino – Distrito Dapaz: Cleidede Sousa (cor azul)
Maria da Penha – Distrito Daliu: Josefa da Silva (cor rosa)
Reportagem: Diego Pajeú