Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

ELEIÇÕES 2024: Denis deixa a SEMSI e é anunciado como pré-candidato a vice de Rafael Ribeiro

Agora é oficial: Rafael Ribeiro (União Brasil) terá Denis Assunção (PDT) como pré-candidato a vice em sua pré-candidatura para prefeito de Parauapebas. Denis, por sua vez, deixa a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI) após quatro anos como secretário titular da pasta, tendo coordenado uma série de ações de segurança e cidadania a frente do órgão executivo.

Denis é natural de Vitorino Freire (MA) e residente de Parauapebas há 12 anos; graduado em História, trabalhou nas redes privada e pública de ensino municipais, tendo destaque como diretor da Escola Municipal João Prudêncio. Em 2017, entrou para a SEMSI como coordenador do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), e em 2020 assumiu a secretaria, comandando uma verdadeira revolução nos serviços prestados.

A SEMSI é responsável por administrar o SAC, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), o Centro de Controle e Operações (CCO), a Guarda Municipal; além de ter celebrado convênios durante a gestão de Denis como secretário com o Núcleo da Polícia Científica do Pará (PCEPA) e a Central de Atendimento e Despacho (CAD).

Exoneração de Denis publicada no Diário Oficial de Parauapebas

DENIS PELA SEGURANÇA E CIDADANIA

O trabalho de Denis Assunção precede seu nome, que certamente não passará despercebido por aqueles que conhecem sua atuação frente a SEMSI. “Quero agradecer a oportunidade de servir aos cidadãos de Parauapebas nestes quatro anos; estou me retirando da secretaria para alçar uma nova caminhada, em que desejo continuar essa prestação ao povo da cidade que adotei como minha”, disse o agora pré-candidato a vice-prefeito de Parauapebas.

A lista de conquistas da segurança sob o comando de Denis é extensa: sob sua tutela, a secretaria melhorou o policiamento da Guarda Municipal, instaurando a Patrulha Maria da Penha e o programa Mais Segurança e Cidadania nas Escolas. Aliada ao monitoramento remoto de vias públicas via CCO, a Guarda teve seus equipamentos renovados, sua equipe especializada através de treinamentos e recebeu uma nova sede, no Cidade Jardim.

O CAD era uma demanda antiga do município, uma vez que as ligações para o 190 e 193 eram encaminhadas para a central de Marabá; a integração entre os órgãos de segurança atuantes em Parauapebas foram prioridade durante a passagem de Denis na SEMSI. Os convênios firmados com o Centro de Perícias e a atuação em conjunto com as Polícias Militar e Civil demonstram essa preocupação.

O Semsi +Ação foi um grande sucesso da gestão, descentralizando a emissão de documentos e ofertando o serviço em pontos afastados das sedes do SAC, inclusive atingindo a zona rural. O SAC Móvel foi outra iniciativa que procurou levar cidadania para os quatro cantos de Parauapebas, que também ganhou outro ponto de atendimento do órgão, na Feira do Produtor.

Na Defesa Civil, o Plano de Contingência (PlanCon) foi um marco ambiental na história de Parauapebas, traçando diretrizes completas para reagir a quaisquer tipos de ocorrências, sejam elas naturais ou antrópicas, e o mapeamento completo das 91 áreas de risco. Também foram implantados os Auxílios Emergencial e Recomeço, para os atingidos pelas intempéries, e a Defesa também ganhou uma nova sede, com novos equipamentos.

No DMTT, além de reforçar as atividades de fiscalização, educação para o trânsito e engenharia, foram realizadas melhorias no espaço físico e aquisição de novos equipamentos, e ainda ações administrativas voltadas para regularizar o departamento de transporte. O aplicativo Mobi Legal desburocratizou a regularização dos motoristas, mototaxistas e cooperativas, que também receberam subsídios da SEMSI e passaram a conceder passagem gratuita para idosos e alunos da rede pública de ensino.

Em geral, o servidor SEMSI foi capacitado para atender melhor a população, com mais de 300 cursos de aprimoramento sendo ofertados pela secretaria, que também concedeu adicionais de insalubridade e periculosidade para agentes de trânsito, da Defesa Civil e Guardas Municipais. “Foram 4 anos marcados pelo zelo, pela dinâmica, pela integração e colaboração”, resumiu assim Denis a sua passagem pela SEMSI.

Reportagem: Assessoria de Comunicação de Denis Assunção

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
1
+1
0
+1
1
+1
1
+1
5
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário