Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Eliene Soares indica arte e cultura como atividades extracurriculares nas escolas e limpeza de via pública

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Das dez indicações apresentadas em plenário na sessão ordinária desta terça-feira (3), duas delas são de autoria da vereadora Eliene Soares (MDB). Na primeira, Indicação nº 35/2020, a propositora sugere implantação das ações já em curso de arte e cultura como atividades extracurriculares fixas nas escolas públicas da rede municipal, com vistas a fomentar e valorizar práticas artísticas de crianças, adolescentes e jovens do município, gerando ocupação e reduzindo a vulnerabilidade social, sendo estratégia redutora de indisciplina e violência.

Eliene Soares explica na justificativa da proposição que Parauapebas vive tempos majestosos na cena cultural, com vários espaços públicos destinados à prática e manifestação de atividades artísticas e, também, com muita disposição para receber eventos de grande envergadura, capazes de dinamizar a economia criativa local e gerar emprego, renda e desenvolvimento social.


A vereadora aponta o projeto “Cultura em Movimento” como um dos mais brilhantes executados pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), “porque percorre as periferias de Parauapebas, levando gratuitamente cursos de violão, violino, hip-hop, teatro e balé, sendo sucesso de público”.

Segundo ainda Eliene Soares, as ações do projeto “Cultura em Movimento”, como linguagem artística, propiciam experiências significativas para o desenvolvimento de habilidades, bem como enriquecimento dos participantes, a partir de valores como autoconsciência, independência e autonomia.

“Parauapebas tem hoje condições técnicas e financeiras para tocar expressões de arte e cultura que transformem o município num celeiro de grandes expoentes artísticos, mediante a formação de músicos, percursionistas, atores, dançarinos e bailarinos”, destaca a legisladora.

Diante do exposto, Eliene Soares pede que o Poder Executivo institua e consolide ações de arte e cultura, em caráter permanente, na complementação extracurricular das escolas da rede pública municipal, para fomentar e valorizar práticas artísticas de crianças, adolescentes e jovens do município, levando formalmente para dentro do ambiente escolar as ações atualmente desenvolvidas pela Secult nas comunidades.

Limpeza de via pública

Na segunda proposição (Indicação nº 43/2020), Eliene Soares solicita limpeza da via de passagem de pedestre da Estrada Faruk Salmen, no percurso entre o cruzamento do cemitério e a rotatória de Palmares Sul.

De acordo com a vereadora, a via de passagem de pedestre da Faruk Salmen se encontra cheia de mato, inviabilizando a passagem e ocasionando impedimento na realização da locomoção das pessoas, que utilizam com frequência a referida via para fazer caminhadas.

Depois de serem apresentadas em plenário, as duas indicações foram aprovadas e agora seguirão para serem avaliadas pelo governo municipal.

Publicidade

Veja
Também