Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

EM 2018: Governo do Pará anuncia criação de unidade da Estação Cidadania em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Criada para ser um complexo de prestação de serviços públicos ofertados por diversos órgãos, a Estação Cidadania encerra 2017 com um número expressivo de atendimentos graças à expansão das unidades. E em 2018, a rede de apoio ao cidadão ganhará mais duas unidades – no Shopping Metrópole, em Ananindeua (na Região Metropolitana de Belém), e no Shopping Carajás, em Parauapebas (na região sudeste) – somando-se às cinco estações já existentes: uma em Marabá (sudeste), uma Santarém (oeste) e três em Belém, nos bairros do Jurunas, do Guamá e de Val de Cans (no Shopping Bosque Grão- Pará).

Nesta sexta-feira (22), a mais nova das unidades completa um ano de funcionamento. A Estação Grão-Pará reúne os serviços de 14 órgãos estaduais e federais em uma área superior a 700 metros quadrados, ocupando dois pisos do shopping. Localizado na Avenida Centenário, que interliga vários bairros de Belém, o shopping garante acesso fácil e segurança para quem busca pelos serviços. Por mês, cerca de 500 mil pessoas, residentes em 16 bairros, ao longo e no entorno das avenidas Independência e Centenário, são beneficiadas com a emissão de documentos essenciais, como carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira carteira de habilitação e título de eleitor.


Rapidez, qualidade, eficiência e comodidade são os principais atrativos das Estações Cidadania, fruto de uma parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada, sob a coordenação da Secretaria de Estado de Administração (Sead). De julho de 2011, quando foi implantada a primeira unidade no Jurunas, até dezembro deste ano, as Estações Cidadania já haviam totalizado mais de 2 milhões de atendimentos.

A unidade Grão-Pará é a segunda a ser implantada pelo Estado em parceria com um shopping – a primeira é a de Marabá. Até 15 de dezembro deste mês já haviam sido registrados 240 mil serviços, com uma média de mil usuários atendidos diariamente. O Departamento de Trânsito do Pará (Detran) lidera o ranking, com 600 atendimentos diários, seguido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com 300, e pela Polícia Civil, responsável pela emissão diária de quase 80 carteiras de identidade (segunda e terceira vias).

“Esse número comprova o sucesso dos serviços prestados à sociedade. Todos os nossos parceiros foram indispensáveis para que pudéssemos ter êxito nesse processo”, ressalta Washington Corrêa, coordenador da Estação Cidadania Grão-Pará.

Além da emissão de documentos, na unidade Grão-Pará a população tem acesso a serviços da Defensoria Pública, do Banco do Estado do Pará (Banpará), Polícia Civil, Procon/Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Detran.

O pedreiro Antônio Carlos Barbosa, 51 anos, procurou a Estação Cidadania do Shopping Grão-Pará para fazer a biometria pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), e garantiu ter ficado muito satisfeito com o atendimento. “Fiquei impressionado com a rapidez dos serviços. Estava com medo de esperar muito porque vem muita gente aqui, mas os funcionários são todos muito eficientes e prestativos”, afirmou.

Novas unidades – As duas novas unidades – no Shopping Metrópole e no Shopping Carajás, no município de Parauapebas – deverão começar a funcionar até março de 2018. “Pela necessidade que temos de cada vez mais prestar um serviço descentralizado, para que a população possa ter mais acesso à cidadania, decidimos criar mais essas duas unidades. Essa expansão dos serviços é para aperfeiçoar o nosso atendimento”, explica Alice Vianna, secretária de Estado de Administração.

A Estação Cidadania de Marabá deve ganhar novos parceiros no próximo ano: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Superintendência Regional do Trabalho, para a emissão de carteiras de trabalho.

Reportagem: Syanne Neno

Publicidade

Veja
Também