Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Em Canaã, Promotoria Agrária reúne com lideranças de acampamentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Promotoria de Justiça Agrária de Marabá participou nesta quinta-feira (6) de reunião no Município de Canaã do Carajás, na sede do Acampamento Planalto Serra Dourada, atendendo convite dos moradores de vários acampamentos de trabalhadores rurais do Município. Todos tem em comum o fato de disputarem áreas com a empresa Vale.

O encontro contou com a presença da promotora de Justiça Agrária Jane Cleide Silva Souza, representantes da Comissão Pastoral da Terra e mais de 100 pessoas que moram na localidade.


Estiveram presentes na reunião lideranças dos Acampamentos Planalto Serra Dourada, Rio do Sossego, Grotão do Mutum, e outros. Uma faixa parabenizava a iniciativa do Ministério Público de visitar os acampamentos.

Entre os assuntos pautados foi discutida a disputa da empresa Vale contra trabalhadores, pelo domínio e regularização de diversas áreas, muitas delas públicas.

Outro ponto abordado foi a denúncia de que a Vale já seria detentora de mais de 50% da área do Município de Canaã do Carajás.

“Uma das reivindicações da comunidade, que agrega mais de 300 famílias, é no sentido de que o Município de Canaã do Carajás disponibilize serviços de políticas públicas, como vacina e agentes comunitários, que são relegados, em razão da relação de poder do Município com a Vale”, relatou a promotora Agrária Jane Cleide.

Durante o encontro também foram apresentadas denúncias de que policiais militares e civis estariam prestando segurança privada para a empresa Vale.

“Também foram debatidos mecanismos de parcerias pra escoamento da produção agrícola das famílias”, frisou Jane Cleide.

Publicidade

Veja
Também