Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Em Canaã, proprietários de farmácias fazem protesto e interditam a PA-160

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nas primeiras horas da manhã de hoje (1), a principal via de acesso ao município de Canaã dos Carajás, PA-160, foi bloqueada por proprietários de farmácias da região, em protesto às atividades do Conselho Regional de Farmácia do Pará no sentido de garantir a presença do farmacêutico em tempo integral nos estabelecimentos do município.

Após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em Canaã dos Carajás – que prevê a atuação dos farmacêuticos com plena autonomia técnica e, consequentemente, assegura à sociedade um serviço de qualidade em tempo integral -, uma movimentação foi organizada pelos empresários, pedindo fim à obrigatoriedade do profissional farmacêutico de estar à frente das farmácias da região.


Em nota encaminhada ao Portal Pebinha de Açúcar, o Conselho Regional de Farmácia do Estado do Pará (CRF/PA), afirmou que “já encontra-se ciente do protesto e reitera a sua missão de zelar pela profissão farmacêutica a serviço a sociedade. Seja no ato da fiscalização, na busca pela garantia do ato farmacêutico, ou nas diversas atividades administrativas que objetivam assegurar a presença desse profissional nas mais de 100 áreas de dever e direito”.

 

Para o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Pinheiro Costa, a investida dos proprietários não impedirá a atuação institucional. “Esse tipo de manifestação não mudará nossa conduta em exigir a presença do farmacêutico em tempo integral, afinal, o nosso compromisso ultrapassa interesses empresariais – é com a sociedade e com a profissão farmacêutica”, afirma.

A Diretoria do CRF/PA esteve no município de Canaã dos Carajás na última semana e, atualmente, encontra-se em atividades administrativas no município de Parauapebas para alinhamento de questões entre farmacêuticos e proprietários de farmácias, bem como resolução de questões voltadas à fiscalização.

“Absolutamente nada tirará nosso foco e determinação de mudar vidas”, conclui o presidente do CRF/PA, Dr. Daniel Jackson Costa.

Neste momento, a Rodovia PA-160 já tem o tráfego de veículos circulando de forma normal.

Publicidade

Veja
Também