Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Em Curionópolis, Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão em pontos de extração clandestina de manganês

Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em Curionópolis, sudeste do Pará, na operação conjunta da Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Agência Nacional de Minério (ANM) para desarticular um grupo ligado a extração e ao processamento clandestino de manganês. De acordo com a PF, a prática ilegal se expandiu tanto, que um dos pontos de extração investigados já é considerado o terceiro maior do país.

Três pontos de extração clandestina de manganês e quatro plantas de britagem de minério extraído ilegalmente foram apreendidos. De acordo com a PF, a ação criminosa é investigada desde 2015 na região da Serra do Sereno, que fica entre os municípios de Marabá, Parauapebas e Curionópolis.

Levantamentos preliminares da operação apontam que os danos causados ao meio ambiente vão demorar mais de 50 anos para serem recuperados pela natureza. O volume de minério extraído ilegalmente está na casa dos milhões de reais.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, extração, transporte e receptação de minério extraído sem autorização dos órgãos competentes e pelos delitos de natureza ambiental verificados. Ao todo as penas pelos crimes investigados podem alcançar mais de 20 anos.

Fonte: G1

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário