Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Em Curionópolis, Projeto Cristalino é apresentado ao prefeito Adonei Aguiar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante uma reunião realizada na manhã da última terça-feira (29), no gabinete do prefeito Adonei Aguiar, os representantes da Vale, Adler Silveira, diretor do Projeto Cristalino, e Luiz Veloso, gerente de Relações Institucionais da empresa, apresentaram informações relacionadas ao Projeto Cristalino que fará a exploração de cobre, em Curionópolis.
Foi informado ao prefeito que a empresa protocolou um Termo de Referência do projeto, junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), e aguarda os encaminhamentos legais. A previsão da Vale é implantar o Projeto Cristalino em 2022, dependendo da emissão das licenças da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (SEMAS).
“Vamos explorar a lavra no município de Curionópolis e processar o minério em Canaã dos Carajás, por conta da estrutura que já tem lá e que suporta esse minério, e nós estamos trabalhando justamente na sinergia de datas para que quando o minério do Sossego, lá de Canaã, estiver em uma fase de exaustão, a gente possa começar a receber o minério do Cristalino e continue mantendo o mesmo nível de produção de cobre na região”, explicou Adler Silveira.
Com relação à contratação de mão de obra, o diretor informou que os dois municípios serão contemplados, “a expectativa é que na parte de beneficiamento, como a gente já está rodando lá no Sossego, sejam profissionais de Canaã, e na fase de construção, e principalmente de exploração, a prioridade será para os profissionais de Curionópolis”.
Também foi explicado na reunião que o repasse de Compensação Financeira por Exploração Mineral (CFEM) do Projeto Cristalino será direcionado ao município de Curionópolis, sede do projeto.
“É uma notícia muito importante para o desenvolvimento do município, apesar desses projetos de mineração trazer demandas sociais, mas também traz empregabilidade, aumento dos impostos, como o ISS e CFEM, e um projeto dessa envergadura consolida nossa cidade como um município minerador com alto potencial, não só do Pará, mas também do Brasil. Nós estamos muito convictos de que esse empreendimento, do projeto Cristalino, com a extração do cobre, irá com certeza colaborar com o desenvolvimento do município de Curionópolis nos próximos anos”.
“O objetivo da nossa reunião hoje foi apresentar ao município o projeto e o seu status atual, de forma transparente, e a intenção da Vale de trabalhar com o Cristalino. A nossa reunião foi muito produtiva, é isso o que a Vale busca, parceria com o poder público, de uma forma que a gente consolide a nossa presença na região como uma empresa que busca o desenvolvimento da região em que está presente”.

Publicidade

Veja
Também