Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Em Parauapebas, agentes de segurança municipal recebem veículos e equipamentos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um reforço para a Guarda Municipal de Parauapebas que dispunha de apenas duas motocicletas, e agora passa a contar com um total de 10, todas disponíveis para a Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO). Já para o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (DMTT), as oito motocicletas substituirão a atual frota, que já encontra fora do padrão recomendado para o serviço de fiscalização de trânsito.

Os veículos, 16 motocicletas Honda XRE 300 CC, foram entregues às respectivas corporações na tarde da última quarta-feira, 1º de julho, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi); ato que contou com as presenças do Prefeito de Parauapebas, Darci Lermen; do titular da Semsi, Denis Assunção; do diretor do DMTT, Rafael Pinheiro; da coordenadora da GM, Valéria Oliveira; e do vereador Ivanaldo Braz.


As motocicletas vieram acoplados equipamentos indispensáveis para a segurança dos agentes de seguranças: kits protetores de motor, antenas corta-pipa, sirenes, capacetes articulados e outros objetos de proteção.

De acordo com Denis Assunção, secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, a chegada dos veículos é a garantia, através da Guarda Municipal, de mais segurança e agilidade no tempo resposta em casos de chamadas da população. Quanto ao DMTT, ele diz ser indispensável para a melhoria na fiscalização e organização do trânsito. “Os equipamentos darão também mais qualidade de vida para os agentes de segurança e a possibilidade de que eles prestem melhores serviços para a sociedade”, afirma.

A coordenadora da GM, Valéria Oliveira, qualifica como um grande avanço para os guardas, que, segundo ela, poderão dar continuidade com mais agilidade nos trabalhos que já vinham sendo feito. “Não se trata apenas da entrega dos veículos, mas, também, a preparação dos servidores com qualificação para o bom desempenho da função”, explica, contando que neste fim de semana iniciará o treinamento de moto patrulhamento para que os guardas municipais nem só preservem o patrimônio público como também as próprias vidas.

 

Em um discurso rápido o prefeito Darci Lermen, falou que os agentes de segurança sofrem críticas; porém, apontou que elas vêm sempre dos que discordam da forma correta que as coisas devem ser feitas. “Por isso, que as críticas não devem nos abalar. Por isso, meu desejo é que esses equipamentos sejam bem utilizados para o bem de todos”, relatou Darci, recomendando que os servidores, na medida do possível, tratem a população com carinho.
O prefeito disse que também tem ouvido muitos elogios para a Guarda Municipal, quando esta “estende as mãos” a quem precisa ou presta um serviço de segurança com agilidade e coerência. Os elogios, segundo Darci, também chegam para o departamento de trânsito, vindo sempre daqueles que gostam que a coisa seja feita do jeito certo. “A presença de vocês nas ruas com essas motos vai ajudar muita gente tanto no trânsito quanto na questão da violência. O respeito à Guarda Municipal vem sendo construído aos poucos”, imaginou Darci, propondo que ambas as corporações se organizem para discutir pautas a serem inclusas no Plano Plurianual (PPA) e assim garantam recursos para investimentos em equipamentos e melhorias na segurança pública.

Publicidade

Veja
Também