Em Parauapebas, consumidores saem às compras nos primeiros dias do ano

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Liquidação, saldão e promoção. São forças que puxam os preços para baixo neste mês de janeiro, fazendo dele um excelente mês para comprar. Cada comerciante aplica uma delas de acordo com o interesse, especialmente no início do ano. Com isso, o consumidor nota a possibilidade de pagar menos e, muitas vezes, acaba comprando.

O saldão, é quando os comerciantes, tem como objetivo liquidar produtos que sobraram nas lojas, como os produtos de mostruário e ponta de estoque; para começar o ano com novidades, afinal, por se tratar de um momento diferente, é preciso investir em outros produtos. Ou faz liquidação quando visa reduzir o estoque ou precisa mudar a coleção.


Em Parauapebas, as lojas iniciaram o primeiro dia útil do ano apresentando promoções com o objetivo de atrair os clientes e manter as vendas em alta. A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar deu uma volta pela área comercial da cidade e notou, afixado de forma visível, cartazes anunciando menores preços, descontos e facilidades nos pagamentos.

 

Segundo o economista Emílio Alfirti, mesmo diante dos preços baixos e das facilidades para pagar, é importante analisar a necessidade da compra, para não comprar nenhum produto por impulso. “Ficar atento com os preços e não ao percentual de desconto, pois, o produto pode estar com 50% de desconto, mas sofreu uma inflação de 100% dias antes da liquidação”, é outra recomendação do economista, orientando ao consumidor que, mesmo comprando em liquidação, continua amparado por todas as regras determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor, como: a garantia dos produtos com defeito, troca de mercadorias e direito de arrependimento no caso de compras online, entre outros.

Além disso é importante comparar os preços com outros estabelecimentos comerciais, pois, não adianta comprar um produto com o preço mais barato, se o seu orçamento está apertado ou com dívidas. Caso precise de um produto, programa-se para aproveitar as Liquidações, saldões e promoções das lojas.

Publicidade

veja também