A sessão ordinária desta terça-feira (1º) foi marcada pelos pronunciamentos parlamentares. Devido ao quórum, não houve votação legislativa, mas os vereadores aproveitaram a ocasião para utilizar a tribuna e as explicações pessoais para se posicionarem acerca das demandas dos munícipes.
O vereador Elvis Silva, conhecido como Zé do Bode (União), utilizou a tribuna para manifestar apoio aos ocupantes de áreas irregulares que vieram à Câmara em busca de moradia digna. Durante seu pronunciamento, o vereador parabenizou os secretários municipais que têm conseguido implementar novas políticas públicas, porém, pediu atuação mais eficiente do Executivo em demandas consideradas simples que ainda não foram atendidas.
A líder da oposição na Câmara, vereadora Maquivalda Barros (PDT), também utilizou a tribuna e apoiou a luta das pessoas que ocupavam o auditório João Prudêncio de Brito em busca da regularização de suas moradias.
Maquivalda pediu ajuda dos vereadores que compõem a base do governo municipal para que intercedam junto a gestão para a realização rápida do pagamento da rescisão dos servidores públicos que integravam a administração pública municipal por meio do Processo Seletivo Especial (PSS) e que foram dispensados em razão da rescisão contratual.
A vereadora Maquivalda ainda exigiu maior transparência nas contas do Poder Executivo e melhor aplicação dos recursos públicos.
Nas explicações pessoais, o vereador Sargento Nogueira (Avante) pediu maior qualidade no asfaltamento que está sendo aplicado pela cidade, pois os buracos têm causado acidentes e ceifado vidas no trânsito.
Durante as explicações pessoais, Maquivalda Barros pediu a contratação do empresariado local pelo Poder Executivo, para privilegiar aqueles que desempenham suas atividades econômicas em Parauapebas. A legisladora ainda parabenizou a disponibilização de medicação nos postinhos de saúde.
Em sua fala, o vereador Sadisvan Pereira (PDT) assegurou que para resolver as demandas de Parauapebas é necessário ouvir as pessoas e que seu gabinete está aberto para recebê-las, pois diante das grandes dificuldades que o município tem enfrentado não há tempo a perder.
Já Leandro do Chiquito (Solidariedade), solicitou que a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) visite as pessoas que estão pleiteando moradia digna e contemple com habitação popular aqueles que realmente precisam.
Sobre a regionalização do Hospital Geral de Parauapebas (HGP), Zé do Bode explicou que a entrega da administração do hospital ao governo do Estado do Pará pode burocratizar o fornecimento do atendimento aos munícipes de Parauapebas, já que os casos de alta complexidade serão regulados contemplando toda a demanda da região e não apenas de Parauapebas. Para o parlamentar, talvez seja o momento de pensar na possibilidade de construir um novo hospital.
O vereador Zé da Lata (Avante) também manifestou seu apoio aos ocupantes de áreas irregulares que estão na iminência de serem retirados das áreas de ocupação. Em seguida, Zé da Lata revelou que vê Parauapebas hoje como um grande canteiro de obras. E que, o prefeito e os secretários estão se esforçando ao máximo para colocar em prática as ações para atender emergencialmente a população. O legislador ainda ressaltou que para entregar os serviços públicos que a população merece vai ser necessário mais um tempo. “Tem obras emergenciais sendo realizadas, como a Operação Buraco Zero, mas para reconstruir o município será necessário mais tempo”, acrescentou.
Ao se pronunciar, o líder do Governo Municipal na Câmara, vereador Léo Márcio (Solidariedade), também apoiou os manifestantes das áreas de ocupações. Léo Márcio também explicou que a rescisão dos comissionados que ocupavam cargos por meio do PSS serão pagos dentro do prazo, como os anteriores cujas rescisões foram de responsabilidade do atual governo.
Por fim, o presidente da Câmara, vereador Anderson Moratório (PDT), contou que nas próximas sessões vai colocar em pauta a regulamentação da atuação das Organizações da Sociedade Civil (OCSs) e que a regulamentação é urgente, pois vai permitir que as entidades atendam a comunidade com a prestação de serviços públicos.
Anderson Moratorio ainda destacou que a Câmara tem a responsabilidade de fortalecer a política habitacional no município.
Sobre a Semana de Conscientização ao Autismo (TEA), o presidente reforçou o apoio da Câmara de Vereadores à causa. Inclusive, o prédio do legislativo vai sediar a abertura oficial do evento. Encerrando a sessão ordinária, o presidente Anderson Moratorio convocou os vereadores para a sessão ordinária da próxima terça-feira, que ocorrerá no dia 08 de abril, às 09 horas.