Nesta sexta-feira (14), é comemorado em todo o Brasil o Dia do Combate à Poluição, porém, em Parauapebas e nos municípios vizinhos, não há muita coisa a se comemorar.
Em Parauapebas, basta olhar para o céu que certamente qualquer pessoa irá observar que existem queimadas urbanas e rurais para todos os lados, e isso é confirmado através de sujeiras nas varandas e principalmente nos hospitais, tendo em vista que os prejuízos das queimadas vão além da questão ambiental. Os efeitos nocivos das queimadas à saúde das pessoas é preocupante, o que resulta em aumento no número de consultas e internações hospitalares por doenças respiratórias e redução expressiva na capacidade pulmonar de crianças e adolescentes.
Poluições
Atmosférica, hídrica, do solo, sonora, visual, térmica, luminosa… Há vários tipos de poluição.
A saúde e o bem-estar humanos estão diretamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições física, química e biológica. Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.
A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer pulmonar.
Dificuldades e falta de estrutura
Durante toda esta semana, a equipe de reportagem do Portal Pebinha de Açúcar recebeu várias reclamações de populares que tentaram por diversas vezes contato com o Corpo de Bombeiros de Parauapebas e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), porém, os dois órgãos não contam com estrutura suficiente para combater e até mesmo diminuir o índice das queimadas.
Blitz educativa abordará o tema “O fogo pega! A vida apaga”
Com o objetivo de sensibilizar a comunidade quanto aos males gerados pelas queimadas ao meio ambiente e a comunidade em geral, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), por meio do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), realiza, no período de 14 de agosto a 25 de setembro, blitzes educativas, com o tema “O fogo pega! A vida apaga”.
A ação é feita em parceria com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Vale e ainda conta com o apoio do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT).
Os jovens do Projeto Jovem Ambientalista (PJA), desenvolvido pelo Ceap estarão fazendo panfletagem e dando orientações sobre a problemática das queimadas em diversos bairros da cidade. Durante a ação serão distribuídos folders educativos.
Confira a programação
14/08 – Sexta-feira
8h às 10h – Local: Rua 10 (em frente à agência dos Correios), esquina com a Rua E (bairro Cidade Nova).
18/08- Terça-feira
8h às 10h – Local: Loteamento Paraíso
14h às 16h
Entrega de folders educativos
– Local: Bairro Cidade Jardim
21/08 – Sexta-feira
8h às 10h – Local: Loteamento Amazônia
25/08 – Terça-feira
8h às 10h – Local: Bairro dos Minérios
28/08 – Sexta-feira
8h às 10h – Local: Bairro Tropical
1º/09 – Terça-feira
8h às 10h – Local: Bairro Rio Verde
04/09 – Sexta-feira
8h às 10h – Local: Bairro Caetanópolis
11/09 – Sexta-feira
8h às 10h – Local: Bairro Casas Populares
18/09 – Sexta-feira
8h às 10h – Local: Palmares Sul
25/09 – Sexta-feira
8h às 10h – Local: Palmares II
Reportagem: Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar