Mais uma cena lamentável foi registrada na história da política de Parauapebas. Desta vez, na manhã desta terça-feira (24), onde estava na pauta da Sessão Ordinária que aconteceria, a votação da convocação de secretários de governo para prestar esclarecimentos sobre gastos de recursos públicos através de denúncias.
Os vereadores Aurélio Goiano (Avante) e Anderson Moratório (PRD) protocolaram documentos que pediam a convocação do titular do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (SAAEP) e dos secretários de Turismo e Habitação, além de respostas da Secretaria de Meio Ambiente sobre a onda de queimadas na cidade, porém, a sessão não foi realizada devido à presença de apenas quatro, dos quinze vereadores.
Apenas os vereadores Anderson Moratório, Aurélio Goiano, Léo Márcio e o presidente da Casa de Leis, Rafael Ribeiro, compareceram na sessão, os demais, não apareceram para trabalhar, o que impossibilitou a votação da convocação dos membros do Governo Darci Lermen para prestar esclarecimentos na Câmara, tendo em vista que Ribeiro não iniciou os trabalhos por falta de quórum e convocou todos os parlamentares para a próxima sessão ordinária, que está prevista para acontecer na terça-feira (1º de outubro).
Documentos que seriam apresentados e votados, caso os vereadores que defendem o governo Darci estivessem presentes na Sessão:
• O requerimento de número 53/2024, de autoria de Anderson Moratório e Aurélio Goiano, iria requerer ao presidente da Câmara de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro, que a mesa diretora convocasse o secretário municipal de Turismo para prestar esclarecimentos sobre despesas e contratações recentes.
• Já o requerimento 54/2024, tinha como objetivo convocar o Diretor do SAAEP para prestar esclarecimentos sobre a atuação do órgão no município, problemas de falta de água em vários bairros e gastos exorbitantes com caminhões-pipa.
• O requerimento 55/2024, iria convocar o secretário de Habitação para esclarecer contratações e despesas recentes, inclusive, mais de R$ 1 milhão somente em compras diretas.
• O requerimento 56/2024, tinha como objetivo solicitar ao prefeito Darci Lermen, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), para dar uma resposta sobre as ações acerca das políticas relacionadas à preservação ambiental e saúde pública do município.
De acordo com Anderson Moratório e Aurélio Goiano, os documentos serão protocolados novamente na próxima sessão.
“Infelizmente os vereadores que defendem essa atual gestão que está acabando com nossa cidade, se acovardaram mais uma vez, preferiram virar as costas para a população, do que votar e aprovar documentos para que esses secretários prestem contas do absurdo que está acontecendo em nossa cidade. Mas, fiquem tranquilos, na semana que vem estaremos de volta e veremos se eles irão fugir novamente”, declarou Aurélio Goiano.
Já Anderson Moratório disse: “O que aconteceu hoje, vem acontecendo há bastante tempo, os vereadores que defendem Darci e Rafael Ribeiro fugiram para que não houvesse sessão e que os secretários não fossem convocados”, enfatizou.