Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Emenda de Rafael Ribeiro garante Cursinho Popular da Juventude

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um antigo sonho de centenas de estudantes do ensino médio está bem perto de se tornar realidade em Parauapebas. Graças a uma emenda parlamentar do então vereador Rafael Ribeiro, o Cursinho Popular da Juventude vai iniciar suas atividades visando à preparação de estudantes concorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares. O Cursinho Popular começa a funcionar nos próximos dias e é totalmente gratuito.

Rafael Ribeiro comemorou muito a acertada decisão do prefeito Darci Lermen em priorizar a implantação do Cursinho Popular. “Mais uma vez o prefeito deixa claro que a educação está entre as suas prioridades. Enquanto estive na Câmara Municipal lutei, junto com as lideranças de professores e alunos, pela criação desse Cursinho e agora tenho certeza que centenas de nossos alunos terão uma preparação adequada para fazer o ENEM e obter êxito. Estou realmente muito feliz. É uma vitória de todos aqueles que têm compromisso com a Educação e que lutam por melhores condições para nossos jovens”, disse Rafael Ribeiro.


De fato, logo de início o Cursinho Popular da Juventude atenderá 400 alunos do ensino médio, em oito polos de Parauapebas e cada polo terá até 50 alunos. Na área urbana, as aulas serão ministradas em unidades instaladas no Bairro da Paz, Cidade Jardim, VS-10, Bairro Tropical e Núcleo Cidade Nova. Na área rural, o Cursinho será oferecido para alunos da Palmares Sul, Palmares II e CEDERE I.

A Emenda Parlamentar 228/2018, do então vereador Rafael Ribeiro, destinou os recursos necessários para a instalação completa do Cursinho Popular da Juventude. As aulas serão no período noturno e aos finais de semana, para garantir o acesso dos alunos que trabalham e aqueles que estudam no horário regular. Escolas municipais serão usadas em cada um dos polos para sediar o Cursinho.

“A gente sabe que o sucesso em um exame como o ENEM depende da preparação. Aqueles jovens com mais poder aquisitivo podem ter acesso a esse tipo de preparação com facilidade. Infelizmente, nossos jovens filhos de trabalhadores e de baixa renda dificilmente têm a chance de estudar em um cursinho preparatório”, afirma Rafael.
“Aí, a desigualdade social acaba gerando a desigualdade de oportunidades e centenas de alunos com grande potencial acadêmico ficam pelo meio do caminho. O Cursinho Popular da Juventude foi pensado para reduzir essa desigualdade e dar condições aos nossos jovens de lutarem por um futuro digno, acessando o ensino superior e tendo chances reais de construírem carreiras sólidas e produtivas”, complementa Rafael Ribeiro.

Como se Inscrever

Para se inscrever, os candidatos que moram na área urbana de Parauapebas, deverão procurar a Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ), na rua Rio Claro, 201, Bairro Beira-Rio I; alunos que moram no CEDERE I devem se dirigir à escola Antônio Vilhena; na Palmares Sul, as inscrições serão feitas na Associação de Moradores e na Palmares II, os interessados deverão ir até a ASMODAP. As vagas são limitadas. As inscrições estarão abertas do dia 25 (quarta-feira) até o dia 27 (sexta-feira) deste mês de setembro, sempre das 8 às 14 horas.

Serviço:

O que é: Cursinho Popular da Juventude – preparatório ao ENEM e vestibulares.
Quanto custa: Gratuito.
Público-alvo: Alunos do ensino médio concorrentes ao ENEM e Vestibulares, que tenham entre 15 e 29 anos
Onde será: Oito polos nas áreas urbana e rural de Parauapebas.
Quando se inscrever: De 25 a 27 de setembro.
Onde se inscrever: Coordenadoria Municipal da Juventude (CMJ); Colégio Antônio Vilhena, Associação de Moradores da Palmares Sul e na ASMODAP (Palmares II).

Publicidade

Veja
Também