Como foi noticiado AQUI no Portal Pebinha de Açúcar, na tarde da última segunda-feira (9), cinco pessoas foram detidas após uma tentativa de furto qualificado frustrada na mina do N5, operada pela mineradora Vale, em Parauapebas. A ação foi detectada pela equipe de segurança patrimonial da empresa, que, com o auxílio da Polícia Militar e da Polícia Civil, conseguiu chegar aos suspeitos.
Segundo o relato da Polícia Militar, os suspeitos tentaram utilizar um guindaste para retirar cerca de 2 toneladas de cabos de cobre encapados de diferentes especificações (70mm², 95mm² e 120mm²). Os cabos estavam sendo carregados em um caminhão caçamba de cor branca, pertencente à empresa terceirizada Omega Service. O veículo foi monitorado por drones, enquanto se deslocava dentro da área da mina e, posteriormente, foi interceptado.
Na tarde desta terça-feira (10), a Omega Serviços e Montagens Industriais LTDA divulgou uma Nota Pública à comunidade e clientes de Parauapebas, confira abaixo na íntegra:
“A Omega Serviços e Montagens Industriais Ltda vem a público reafirmar seu compromisso com os mais elevados padrões éticos e morais que regem sua atuação no mercado, alinhados à sua missão, visão e valores institucionais.
Reiteramos que não compactuamos, em hipótese alguma, com atitudes que vão de encontro à integridade e à ética, e que prejudicam não apenas a nossa reputação como empresa idônea, mas também a classe trabalhadora de nossa cidade, composta por profissionais dedicados e honestos.
Infelizmente, tomamos conhecimento de casos envolvendo indivíduos mal-intencionados que, disfarçando-se de trabalhadores, têm cometido atos ilícitos, como furtos. Esclarecemos que tais condutas não representam o corpo de colaboradores desta empresa e, quando identificadas, são prontamente rechaçadas e tratadas com rigor.
Informamos que medidas internas já estão sendo adotadas para coibir e combater quaisquer práticas que desrespeitem os princípios da Omega Serviços e Montagens Industriais Ltda. Nosso compromisso é proteger a integridade de nossa organização e a dignidade de nossos trabalhadores, preservando a confiança que a comunidade de Parauapebas deposita em nossa empresa.
Ressaltamos, ainda, que essas atitudes isoladas não definem a classe trabalhadora desta cidade, composta majoritariamente por cidadãos íntegros e dedicados. Seguiremos vigilantes e atuantes no combate a quaisquer condutas incompatíveis com nossos valores, sempre com educação, firmeza e o poder diretivo que nos compete.
Contamos com o apoio de todos para fortalecer nossa missão e promover um ambiente justo e ético para todos os envolvidos”.