Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

ELEIÇÕES 2024: Keniston Braga: “quero unir o grupo e usar experiência para agregar valores na gestão da prefeitura”

O jornalista Bariloche Silva, diretor do Portal Pebinha de Açúcar, entrevistou o Deputado Federal Keniston Braga (MDB). O parlamentar fala sobre diversos assuntos, principalmente sobre o cenário eleitoral de 2024. Confira abaixo na íntegra:

Portal Pebinha de Açúcar: O senhor acaba de assumir um mandato de deputado federal. Por que resolveu se lançar candidato a prefeito? O certo não seria cumprir o mandato que o povo lhe concedeu?

Keniston Braga: Em condições normais, seria. E era o que eu queria fazer. No entanto, não estamos vivendo uma condição normal. Sejamos claros e sinceros: nós estamos ameaçados de entregar a prefeitura para a mais desqualificada das pessoas. Essa oposição que se apresenta como alternativa é apenas o caminho mais fácil para se levar a cidade ao abismo. Tudo porque estamos vivendo um momento difícil e há um desgaste natural de um gestor que já passou pela prefeitura por quatro mandatos. É curioso: Darci é prefeito pela quarta vez porque atendeu a expectativa do povo, mas ao mesmo tempo acaba acumulando desgastes, depois de tanto tempo. De forma que hoje é mais fácil chegar às pessoas falando de mudança do que de continuação.

Portal Pebinha de Açúcar: Mas o senhor não acha que outras pessoas poderiam ocupar esse papel de candidato no seu lugar?

Keniston Braga: Sim, claro. Eu nunca disse que sou o único que serve. Seria muita pretensão. Mas, tem uma questão fundamental nessa decisão de me lançar pré-candidato. A questão central está em uma característica minha que coincide com o que me parece ser a maior necessidade da cidade, nesse momento. Estou falando da minha experiência acumulada em gestão pública. Claramente, o nosso maior problema hoje está relacionado a gerir a crise de queda de receita. Equilibrar as finanças do município é fundamental e, por experiência própria, sei que não se trata de tarefa fácil, corriqueira. É preciso exercer controle sem deixar que a prefeitura pare de produzir serviços e obras. E nesse particular, sem falsa modéstia, eu tenho a experiência de poucos, em nossa cidade.

Portal Pebinha de Açúcar: Explique isso melhor, deputado.

Keniston Braga: Quando eu assumi a secretaria de Fazenda, em 2017, a cidade estava vivendo a maior crise que já havia experimentado. A prefeitura devia a dezenas de fornecedores. A fila de empresários que queriam receber, já nos primeiros dias do mandato, parecia infinita. Com total autonomia para agir, renegociei 120 milhões de dívida judicializada, tiramos o município do Calc (o Serasa do poder público), revertemos a enorme e quase criminosa queda de receita e voltamos a fazer da prefeitura um grande agente de desenvolvimento e cidadania. Com essas ações, das quais estive à frente, permitimos inclusive que o município pudesse assumir o maior programa de obras de saneamento ambiental de todo Norte do País. O Prosap só é possível porque trabalhamos a saúde financeira da cidade, saindo de um município endividado para um que fez caixa suficiente para encarar enormes desafios, como viabilizar o Prosap, responder aos desafios de uma pandemia e manter tudo funcionando. Por tudo isso, que eu digo: minha candidatura não é fruto de vaidade, de uma vontade pessoal. Encaro como tarefa, como uma missão. Quero unir o grupo político liderado pelo prefeito Darci em torno de um projeto que busque garantir que não vamos jogar fora tudo de positivo que foi feito nesses quatro mandatos, fazendo ainda mais, agregando novos valores à gestão, sem perder a essência popular, de promoção de cidadania para o povo de nossa cidade.

Portal Pebinha de Açúcar: Mas isso não parece algo como “o salvador da pátria”?

Keniston Braga: Eu não sou o salvador da pátria. Nós, o grupo que produziu quatro mandatos vitoriosos é que vamos garantir, de novo, que a cidade não caia em mãos erradas. Fomos nós, esse forte grupo político, que levou Parauapebas a ser campeã de geração de emprego; que fez com que a nossa cidade saísse da pandemia como uma das melhores gestões de crise do país; que faz a maior obra de saneamento do Norte; que construiu e mantém uma das maiores redes de assistência social do país, que nos fez pioneiros na criação de uma secretária da mulher, que deu protagonismo às causas da juventude…enfim, tudo isso foi feito por esse grupo, e eu tenho fé que será esse grupo que vai apresentar à sociedade um projeto de futuro, um projeto que garanta os avanços obtidos até aqui e vá além.

Portal Pebinha de Açúcar: Mas o senhor quer construir uma candidatura baseado no passado?

Keniston Braga: Ora, meu caro, olhar para o que foi feito não é errado. Isso dá base e credencia as intenções. Mas é claro que precisamos falar de futuro. Em primeiro lugar, eu estou convencido de que precisamos incorporar definitivamente valores de gestão que afastem para sempre as ameaças de crise financeira na prefeitura.

Portal Pebinha de Açúcar: E como o sr. imagina fazer isso?

Keniston Braga: Bom…nós temos a mineração como base da economia da cidade. Essa será a nossa realidade por muito tempo. Mas é obvio que precisamos diversificar nossa base econômica, e para isso precisamos sempre olhar para os recursos oriundos da mineração como a chave do futuro, não apenas como a garantia do presente. Precisamos sempre equilibrar receita e despesa e garantir uma taxa de investimento, de forma planejada, alocando recursos em ações estruturantes, como por exemplo a obra do Prosap, que precisa continuar até atingir 100% do serviço de coleta e tratamento de esgoto e no fornecimento de água. Precisamos também refazer boa parte da nossa malha viária, que foi feita sem drenagem. Temos a obrigação de dotar a cidade com um sistema mais moderno e confortável de transporte público. E, além disso, precisamos consolidar a formação do nosso polo educacional, para definitivamente transformarmos Parauapebas como o destino de milhares de jovens que virão morar na cidade, gerando um ambiente criativo, de desenvolvimento humano, de formação de mão de obra qualificada, com base salarial mais elevada. É assim que se faz uma cidade com crescimento perene e estável.

Portal Pebinha de Açúcar: Mas deputado, o senhor fala em crise e dá até dicas de como fazer. Mas o que o senhor diz sobre a crítica que lhe fazem, – inclusive pessoas que eram seus aliados até pouco tempo atrás. Essas pessoas dizem que parte dessa crise se deve aos custos da sua campanha? Que o senhor teria gastado uma fortuna para se eleger e agora já quer deixar o cargo?

Portal Pebinha de Açúcar: Nesse caso, são duas as minhas reações: a primeira é lamentar. Eu faço política há muitos anos. Sei que esse jogo não é para quem tem “pele fina”. Eu sempre agi com sinceridade, franqueza e ética. Gostaria que todos agissem assim. Mas não posso exigir. Só sei que vou continuar agindo como sempre agi, e vou continuar achando que aqueles que estiveram juntos por todos esses anos de avanços precisam refletir bastante. Tenho esperança que a reflexão madura, serena e racional possa garantir a unidade do grupo, algo que entendo como fundamental para garantir a vitória de um projeto político que não tem dono, mas tem em Darci o seu grande baluarte. A segunda questão que precisa ser dita é ainda mais simples e direta: se há uma acusação, deveria haver prova. Se há prova, o lugar da denuncia não é em discurso de pré-campanha. O lugar é o Ministério Público. Como eu já prestei conta da campanha à Justiça Eleitoral, estou absolutamente tranquilo em relação a esse tipo de denúncia vazia.

Portal Pebinha de Açúcar: Deputado, é verdade que o senhor tem dito que no grupo só abriria mão para o deputado Braz?

Keniston Braga: Ora, meu caro, quem quer unir um grupo não pode iniciar vetando nomes. Para mim, temos cinco pessoas que poderiam pleitear a indicação: eu, Braz, Rafael Ribeiro, Branco da White e o nosso vice João do Verdurão. Todos estão absolutamente aptos a reivindicar essa indicação para disputar a sucessão do prefeito Darci. Afinal, todos fazem parte do grupo, embora em relação ao Branco eu perceba um afastamento cada dia maior, o que eu lamento. Mas eu digo mais: apesar de eu ter me lançado como pré-candidato, continuo afirmando que precisamos aguardar o timing (o tempo) do prefeito. Ele tem o direito a ter sua voz preservada nessa decisão. Dito isso, preciso fazer uma ponderação: na última eleição, eu e Braz colocamos nossos nomes à disputa. Em Parauapebas, eu tive 52.088 votos e o Braz teve 44.960 mil. Já o falastrão, aquele irresponsável, cassado por duas vezes do cargo de vereador (aqui e na cidade de onde veio), teve 37 mil votos, quinze mil votos a menos que eu obtive. Portanto, eu acho que nós dois, eu e Braz, estamos em uma condição qualificada para voltar a falar diretamente com o nosso povo; vamos explicar o que está em jogo, vamos apresentar um projeto forte, consistente e renovado para reafirmar a confiança conquistada nas últimas eleições. Nós podemos demonstrar com certa facilidade que as mudanças que essa cidade precisa promover é a mudança sem ruptura, sem perigo. É a mudança segura.

Portal Pebinha de Açúcar: Mudança, deputado?

Keniston Braga: Sim, meu caro. Nenhum projeto político é dono da verdade absoluta. Todo projeto vitorioso precisa se autorrenovar, estar em evolução permanente, incorporando novas ideias, novos procedimentos. Reconhecer a necessidade de evoluir é estar com a mente aberta para promover as correções e ajustes. Isso só é possível com o tempo, com a maturidade, com a consciência do tamanho da responsabilidade. O Pará precisa de Parauapebas, o Brasil precisa de Parauapebas e sobretudo, mais de 300 mil vidas dependem das políticas públicas aplicadas nessa nossa terra.

Portal Pebinha de Açúcar: Então, o senhor acha correto que a cidade perca seu deputado pra ganhar um prefeito que se diz experiente?

Keniston Braga: Opa, pera lá. Eu não “digo” que sou experiente. Eu realmente tenho experiência de gestão pública. São mais de 30 anos dedicados a isso: só em Parauapebas eu exerci funções na arrecadação, na secretaria de obras, na fazenda pública e no cargo de secretário de Governo. Sei como funciona toda a máquina pública e, modéstia à parte, sempre entreguei resultados positivos para o município. Quanto a perder um deputado, eu posso te afirmar: na bancada do MDB, somos 9 deputados. Eu saindo, entra o Wagne Machado, uma pessoa que muito admiro pela excelente gestão que fez na prefeitura de Piçarra. Os demais deputados, todos são amigos de excelente relação. Posso te garantir: Parauapebas não perde. Nós teremos nove deputados defendendo nossos interesses. E é bom lembrar que, escolhido como candidato, não preciso sair do cargo, tendo ainda um ano para estreitar as relações que construí. Hoje, Brasília não é mais segredo. Eu sei onde e como buscar recursos extras para o nosso município.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário