Equipe de robótica de Marabá é selecionada para etapa nacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Chegarão a Marabá na tarde desta quinta-feira (24), às 14 horas, os integrantes da equipe de robótica Ultron League. O grupo participou do Torneio SESI de Robótica First Lego League, realizado em Ananindeua, e foi selecionado para a etapa nacional do evento que ocorrerá de 27 a 29 de maio, em São Paulo. A Ultron League foi destaque na categoria ‘Desempenho do Robô’, ficando com a 3ª colocação.

Em sua segunda edição no formato presencial no Pará, o Torneio SESI de Robótica First Lego League encerrou nesta quarta-feira (23) a etapa regional, tendo como vencedora a equipe Green League, de Tailândia do Pará. Além da Green League, também foram classificadas outras quatro equipes para o torneio nacional, a RoboTech, Ultron League, Pavulagem e Garça de Botas.


A categoria Challenge da FIRST LEGO League é operacionalizada no Brasil pelo SESI desde 2004. Com o tema Cargo Connect, a temporada foi direcionada para o desenvolvimento de projetos ligados ao transporte e à logística. Por isso, durante os dois dias de evento, 33 equipes formadas por crianças e jovens entre 09 e 16 anos de idade, de escolas públicas, privadas, ongs e equipes de garagem, puderam apresentar soluções criativas na área de inovação tecnológica, voltadas para a solução de problemas do dia a dia da sociedade moderna, mais especificamente, para questões relacionadas ao transporte e logística.

O Torneio tem como objetivos despertar o interesse dos alunos pela robótica que é utilizada nas escolas SESI no aprendizado diário de diversas disciplinas, e busca também despertar nos jovens valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Durante o evento os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões, de acordo com a temática da temporada, tendo que cumprir alguns requisitos como capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição, utilizando, por exemplo, guindastes, elevador de obras, drone de inspeção e construções em aço. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais.

Para Dário Lemos, superintendente regional do SESI Pará, o evento reforça a metodologia de ensino do SESI, focado na resolução de problemas. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos com mais essa edição da FLL sediada pelo SESI Pará, realizada com muita dedicação por todos os envolvidos. Isso mostra a importância que damos à robótica como uma metodologia efetiva de ensino, que foca em melhorias contínuas para o presente e para o futuro da nossa região e do Brasil”, avalia o diretor.

Para Jane Nóbrega, representante do Departamento Nacional do SESI, operador oficial dos torneios First Lego League no Brasil, o diferencial da etapa Pará foi o fato de os estudantes priorizarem em seus projetos soluções para problemas locais de suas cidades. “O que ficou perceptível nessa etapa realizada aqui no Pará foi o regionalismo, porque os projetos de inovação desenvolvidos pelos estudantes foram muito voltados para a solução de problemas da realidade local e suas cidades. Então, muitas das inovações que eles trouxeram para o torneio, por exemplo, foram para resolver questões relacionadas à logística marítima”.

Veja aqui todos os vencedores:

Categoria Champion’s Award

1º Lugar: Green League

2º Lugar: RoboTech

3º Lugar: Utron League

Categoria Core Values

1º Lugar: Dragons

2º Lugar: Tech Nonato

3º Lugar: Pavulagem

Categoria Desempenho do Robô

1º Lugar: Engenheiros em Ação

2º Lugar: Pavulagem

3º Lugar: Ultron League

Categoria Design do Robô

1º Lugar: Açaí Pai D’égua

2º Lugar: RoboFox

3º Lugar: Engenheiros em Ação

Categoria Projeto de Inovação

1º Lugar: Garça de Botas

2º Lugar: Muiraquitech

3º Lugar: Garotas Conectadas

veja também