Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Escola Eduardo Angelim realiza maior feira de conhecimentos da história

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O inglês Isaac Newton desenvolveu o cálculo e ideias sobre a gravitação universal, declarando que, para toda ação, existe uma reação. O francês Antoine Lavoisier desenvolveu a lei da conservação da matéria e destacou que, na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Charles Darwin constatou que a revolução que colocava o ser humano no seu devido lugar no universo era fruto de uma seleção natural, onde os mais fortes e que melhor se adaptam ao meio sobrevivem. O alemão Albert Einstein criou a teoria da relatividade e provou que nada, movimento algum, é absoluto.

Esses são apenas alguns dos gênios ilustres que viveram séculos atrás – ainda assim, muito à frente do seu e, por que não dizer, do nosso tempo – e que plantaram as sementes do conhecimento científico para que, hoje, fosse possível fazer o inimaginável: voar de avião, dirigir automóveis cara vez mais rápidos e sofisticados, acessar internet para ler este texto, assistir televisão, falar ao celular, teclar pelo WhatsApp e até mesmo possuir o básico: energia elétrica e água encanada dentro de casa.


Para homenageá-los, para integrar os alunos numa viagem cultural e memorialística sobre diferentes representantes das Ciências, das Artes, da Filosofia e da Sociologia e, também, para prestar um serviço à sociedade, que muitas vezes não consegue perceber o legado deixado no dia a dia por tantos gênios póstumos, a Escola Estadual de Ensino Médio Eduardo Angelim realiza, nesta sexta-feira (27), a maior feira de conhecimentos que Parauapebas já viu, denominada “Mentes Brilhantes”.

A programação, que está dividida em dois momentos, terá a culminância do projeto “Mentes Brilhantes” na sexta, ainda assim o desfecho vai ocorrer no dia 5 de dezembro, um sábado, com atividades lúdicas e por meio das quais as turmas do matutino e vespertino da escola devem se enfrentar em competições de tirar o fôlego.

Sexta-feira, as turmas – cada uma com um intelectual que lhe será uma espécie de patrono – terão a missão de expor aos visitantes teorias estudadas, invenções notáveis, prêmios recebidos e o contexto histórico em que os homenageados produziram, em vida e obra.

PINTANDO O 7

Já em ação, o projeto “Mentes Brilhantes” tem movimentado a escola no universo artístico. A Eduardo Angelim está revelando diversos Leonardos Da Vince, Vincents van Gogh, Pablos Picasso e até Fridas Kahlo, verdadeiros alunos pintores que, sob orientação do professor Gilberto Santos, estão fazendo arte no muro da escola para profissional algum botar defeito. Durante esta sexta, o público pode apreciar a revolução que está dando, literalmente, novas caras aos muros da escola.

A diretora Ana Maria Santos está entusiasmada com a programação que, a seu ver, tem aproximado ainda mais os estudantes da escola. “Eles estão se envolvendo de forma impressionante, especialmente com a pintura dos muros, atividade que vem se arrastando há dias. Está tudo muito bem produzido e organizado”, elogia.

GINCANA

No dia 5 de dezembro, um sábado, será realizada uma animada Gincana de Conhecimentos para coroar os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes das mesmas turmas que integram o projeto “Mentes Brilhantes”. A competição constará de arrecadação de alimentos e brinquedos, paródia sobre personalidades ilustres da história, coreografia temática, avaliação da pintura do muro com relação ao tema da turma, “quiz” de perguntas e respostas sobre temas diversos, melhor caracterização (desfile), grito de guerra da turma e maior número de pais de alunos da escola para participar das atividades.

“Essa é uma grande festa para a qual esperamos um bom público, sobretudo pais de alunos, para prestigiar e avaliar a produção de seus filhos”, destaca a diretora Ana Maria.

12249838_1531104847211553_5858322283051567000_n

Reportagem: André Santos – Colaborador do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também