Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Escola Maestro Valdemar Henrique: músicos por decisão, profissão e disciplina

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Cerca de 300 alunos, novatos e veteranos, participaram da abertura do ano letivo. O objetivo da aula inaugural foi apresentar aos novos alunos, a didática oferecida pela escola, bem como, os requisitos para que o aluno mantenha-se matriculado no curso que tem duração de 3 anos.

Mantida pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e direcionada a crianças e jovens de 8 a 18 anos, a proposta da Escola é habilitá-los no aprendizado em canto e instrumentais como Violino, Sopro, Violão Erudito, Violão Popular, Teclado, Piano, Canto e Bateria. O curso gratuito é ministrado duas vezes por semana com aplicação de conteúdo teórico e prático. Segundo Mário Carneiro, diretor da Escola, os requisitos principais para estudar música são disciplina e compromisso. “Além de frequentar assiduamente as aulas, os estudantes precisam dedicar tempo no seu dia a dia para treinar o que aprendeu em seu instrumento”, aconselha o diretor.
Maria Eduarda Castelo Branco, de 8 anos, é uma das alunas novatas. Seu sonho é ser música, aprender a cantar e tocar flauta. Ela conta que aguardou, com ansiedade, completar a idade mínima para se matricular na escola. “Estou muito feliz e pronta para estudar”, assumiu com um sorriso no rosto.


A Escola conta com um corpo docente de oito professores com formação técnica e superior. Alguns deles, fruto da Escola. Como é o caso de Lucas Abreu, 19 anos, professor de teclado e teoria musical. “Música não representa apenas uma conquista profissional, mas um caminho de transformação de vida, caráter, a arte de expressar sentimento. E como professor, me sinto responsável por conduzir alunos por este caminho”, assume Lucas que está se dedicando ao seu primeiro ano de Licenciatura em Música, pela faculdade Unis, de Minas Gerais.

Novas Vagas
A cada ano, novas oportunidades. As seleções para novos alunos acontecem sempre em janeiro. Eles participam de um processo seletivo quando são aplicadas provas e testes orais para verificar a vocação e aptidão para a música. Só em 2015, foram mais de 720 inscritos para 180 novas vagas.

As aulas acontecem na sede da Escola de Música, localizada na Rua F, Quadra Especial, ao lado do DAM, Cidade Nova. Telefone: (94) 3346-1358.

Publicidade

Veja
Também