Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Escola Municipal Olga da Silva recebe Biblioteca Itinerante

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Biblioteca Itinerante é um projeto desenvolvido pela Câmara para facilitar o acesso aos livros, incentivar a busca pelo conhecimento e motivar a leitura, além de divulgar o acervo da Biblioteca Legislativa Sônia Cortêz, que é de livre acesso para a comunidade.

A convite da diretoria da escola Olga da Silva, a biblioteca levou parte do acervo para que alunos do primeiro ano do ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) pudessem conhecer o material disponível para empréstimo.


Durante a ação, foram realizadas oficinas de leitura, contação de histórias e pintura, além de palestras sobre literatura infantil e informação interativa, ministradas pelo escritor Paulo Poeta, atual presidente da Academia Parauapebense de Letras (APL).

O projeto Biblioteca Itinerante é desenvolvido em escolas e eventos públicos, com o objetivo de reduzir as carências informacionais da população, de forma democrática, indo aos mais variados locais.

Durante o evento, a coordenadora da Biblioteca Sônia Cortez, Lícia de Paula, ressaltou que pretende realizar mais ações para alcançar o maior número possível de estudantes. “Estamos abertos para realizar ações em mais escolas. Ler é um processo de crescimento para nós como seres humanos e como cidadãos, e o que queremos é dar a oportunidade para essas crianças de ter acesso a obras que no dia a dia não teriam, e assim, incentivá-las a buscar conhecimento”.

O presidente da Câmara, Ivanaldo Braz, também esteve no evento e informou que ainda este ano deve dobrar a quantidade de livros que a biblioteca possui atualmente. “Espero que aproveitem esse momento de contato com os livros; é uma oportunidade de vocês terem mais conhecimento e o conhecimento é a única coisa que ninguém tira da gente. Até o final do ano, vamos dobrar o acervo da biblioteca, investindo mais de R$ 300 mil na compra de novos livros, para que vocês possam ter acesso ao que há de melhor”, prometeu.

O diretor da Escola Olga da Silva, Welinton Santos, agradeceu ao presidente e à equipe da biblioteca pela presença e pela rapidez com que foi atendido o convite para realizar a itinerância na unidade. “Um evento como esse nunca aconteceu em nossa escola. Estamos muito felizes com a presença de vocês”.

Presidente Braz e a equipe da Biblioteca
Presidente Braz e a equipe da Biblioteca

A professora Ivani Cabral contou que os alunos estavam empolgados com a ação. “Eles ficaram eufóricos. Temos sala de leitura na escola, mas não dispomos de tantas opções quanto a Biblioteca Legislativa, e a maneira de lidar com o espaço alfabetizador é muito importante para eles. Esse tipo de ação motiva bastante, pois é um ambiente diferente da sala de aula”.

A estudante Emilly Gabrielly, de 10 anos, comprovou o que a professora disse. “Adoro ler. Já li quase todos os livros de Monteiro Lobato. O meu preferido é ‘O sítio do pica-pau amarelo’. Gostei muito da vinda da biblioteca aqui, porque assim podemos descobrir mais livros”.

Já a aluna Karen Evelly, também de 10 anos de idade, relatou que gosta de ler todos os tipos de obras. “Gosto de tudo, mas as minhas preferidas são as histórias reais. O último livro que li foi um bem grosso, ‘Marley e eu’”. Ela ficou animada ao saber que a Biblioteca Sônia Cortêz possui um acervo de cerca de 10 mil livros, todos disponíveis para empréstimos.

A Biblioteca Legislativa fica no prédio da Câmara Municipal, na Avenida F, Quadra Especial, Bairro Beira Rio II, e é aberta ao público no horário das 8 às 18 horas.

Reportagem: Nayara Cristina

Publicidade

Veja
Também