Cerca de 700 estudantes do Ensino Fundamental de escolas da zona urbana e rural de Parauapebas e Curionópolis participaram de uma programação especial durante a Semana de Meio Ambiente, em Carajás, com o tema “Bioma, a vida que a gente cuida”. Uma série de cuidados importantes foram transmitidos para a proteção do bioma em que nós vivemos, no caso do Pará, o bioma amazônico, entre eles, não domesticar animais da fauna silvestre.
Segundo o veterinário do Parque Zoobotânico Vale (PZV), André Mourão, falar sobre este tema junto às crianças é uma tentativa de reduzir essa prática na região. “Optamos trabalhar esse público, porque eles podem ajudar a mudar, inclusive influenciar os adultos. Quando a criança aprende, ela pratica aquilo que ela aprendeu. Animal silvestre não deve ser domesticado e nós, aqui no parque, recebemos vários animais que foram capturados e que tentaram domesticar. Alguns inclusive vítimas de maus tratos”, ressalta.
Além de visitar o PZV, os alunos participaram de uma sessão especial de cinema, com o filme Rio, que fala de forma lúdica, sobre o tráfico de animais. O aluno do 8º ano da escola Jorge Amado, na Apa do Gelado, Pedro Matias Bezerra, foi enfático: “os animais devem viver soltos na mata”. Para a professora Ismagna Silva Brito Oliveira, da Escola Monteiro Lobato, da Vila Paulo Fonteles, tratar sobre tráfico de animais silvestres é sempre muito importante. “Nós estamos no centro de tudo isso. E as pessoas que moram na zona rural têm esse pensamento, que o animal silvestre pode ser criado em casa. E a gente sabe que não dá. A escolha do filme foi bem pedagógica e abordar o tema dentro da semana de meio ambiente foi muito oportuno”, destaca.
A programação, realizada ao longo da semana, contou com a participação das escolas Monteiro Lobato (Vila Paulo Fonteles), Alegria do Saber (Vila Sanção), Jorge Amado (APA do Gelado), Almir Gabriel (Curionópolis) e Projeto Criança Esperança (Parauapebas). As escolas Maria Belarmina, Angela Bezerra e Rita Lima, de Serra Pelada, e o Colégio Pitágoras, de Carajás, também participaram da programação. Os alunos da Escola Almir Gabriel, de Curionópolis, fizeram a trilha Lagoa da Mata, na Flona de Carajás. E no sábado, 10/6, uma visita guiada ao Parque Zoobotânico Vale e Trilha Lagoa da Mata, voltado para o público adulto destas localidades, encerrou as atividades realizadas junto à comunidade.