Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Estação Cidadania de Marabá faz um ano e inaugura mais dois serviços

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante o evento, com a presença do vice-governador Zequinha Marinho, da titular da Sead, Alice Viana, e do chefe da Casa Civil, José Megale, entre outras autoridades, o espaço passou a contar com dois novos serviços, da Junta Comercial do Pará (Jucepa) e da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adepará).

Na Jucepa, a população de Marabá e região poderá fazer a regularização de empresas, disse o presidente da junta, Paulo Sérgio Pinheiro. “O empreendimento somente adquire personalidade jurídica após o registro na Junta Comercial. Sem ele, não é possível se registrar e licenciar junto aos demais órgãos na esfera federal (CNPJ), estadual (Inscrição Estadual) e municipal (Alvará de Localização). Estamos inaugurando mais um posto para que empresas possam se regularizar, e no primeiro dia mais de dez registros já foram feitos”, disse.


Outro novo serviço da Estação Cidadania de Marabá é o da Adepará, que tem por finalidade executar a política de defesa agropecuária no Estado. No local será emitida a Guia de Trânsito Animal, para os produtores rurais.

Ainda durante a programação, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) ofereceu serviços de prevenção, com vacinação e teste de glicemia. Além disso, 57 famílias receberam o Cheque Moradia, no valor total de R$ 630 mil. ” O esforço é para que cada vez mais famílias tenham acesso ao serviço”, disse a diretora presidente da Cohab, Lene Farinha. Francisco Nonato de Souza foi um dos que receberam o benefício. “Na minha casa somos cinco, e esse dinheiro vai melhorar nossa qualidade de vida. Vou reformar tudo “, disse.

Incentivo – Houve também assinatura do patrocínio do governo, por meio do Banco do Estado do Pará (Banpará), para o Águia de Marabá Futebol Clube, que vai disputar a série C do campeonato. O valor do convênio é de R$ 330 mil. “Agradecemos ao governo do Estado pelo incentivo aos clubes do interior”, disse o presidente do clube, Sebastião Ferreira Neto. O presidente do Banpará, Augusto Costa, falou sobre o patrocínio. “O banco já patrocina o futebol paraense há quatro anos, e mais uma vez esse contato foi renovado para estimular o time que representa o Pará na série C”, explicou.

Alice Viana, titular da Sead, órgão responsável pela manutenção do espaço e dos serviços, falou sobre o primeiro ano da Estação Cidadania. “Comemoramos um ano desse espaço que leva cidadania para a população de Marabá e região e contempla vários serviços essenciais. Os dois novos serviços ajudam a enriquecer a cidadania, e em 30 dias teremos aqui também o Igeprev, que atende os servidores do Estado”, informou.

O vice-governador Zequinha Marinho destacou a importância do espaço, que agrega vários serviços. “Completando um ano, a Estação Cidadania reflete um dos nossos desejos, que é levar espaços como este para a população, com serviços e comodidade. O governo tem que prestar bons serviços à comunidade”, finalizou.

Inaugurada em 2 de maio de 2014, a Estação Cidadania de Marabá nasceu do compromisso do governo do Estado de ampliar a prestação de serviços de cidadania à população. Em um ano, mais de 61 mil atendimentos foram feitos pelos 17 órgãos reunidos no local. Os serviços de maior demanda são os do Banpará, Polícia Federal, Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e Polícia Civil.

Serviços disponíveis:

Acesso gratuito à internet e capacitação básica em informática

Assistência jurídica cível integral aos legalmente necessitados

Emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Identidade e Carteira de Trabalho

Emissão de taxas para primeira habilitação, renovação de CNH, mudança ou inclusão de categoria, segunda via da CNH, emissão de CNH definitiva, alteração de dados cadastrais e permissão internacional para dirigir

Intermediação ao emprego e atendimento para seguro-desemprego

Licenciamento e primeiro emplacamento

Emissão de passaporte

Recebimentos de boletos bancários e abertura de contas

Serviços de proteção e orientação de defesa ao consumidor

Guia de Trânsito Animal

Regularização de empresas

Reportagem: Luciana Benicio

Publicidade

Veja
Também