Estado assina convênio para reconstrução de duas escolas em Canaã dos Carajás

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nesta quarta-feira (26), o governador do Estado, Helder Barbalho, acompanhado da secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, e da prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, assinou o convênio de parceria para a recuperação de duas importantes escolas estaduais do município. Os espaços de aprendizagem serão totalmente reconstruídos, garantindo maior comodidade, conforto e qualidade de Ensino para toda a comunidade escolar.

As unidades de ensino contempladas com os serviços de melhorias são a Escola Estadual Prof. Nelson dos Prazeres Henrique, no bairro Centro, com 1.520 alunos matriculados no Ensino Médio Regular; Sistema Modular de Ensino (Some); Atendimento Educacional Especializado (AEE); e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já a Escola Estadual Irmã Laura de Martins Carvalho, no bairro Novo Brasil I, atende 1.429 estudantes do Ensino Médio Regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


No decorrer do ato de assinatura, o governador Helder Barbalho destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Canaã dos Carajás e revelou os novos investimentos educacionais que serão realizados no município.

“Com esta importante parceria, nós estaremos recuperando a estrutura destas escolas e, em paralelo a isso, usaremos algumas escolas municipais na parte da noite, para ampliar a oferta de ensino médio e também, numa terceira parceria, haverá a construção de uma ampla escola que possa atuar com mais oferta de ensino médio e profissionalizante na cidade”, enfatizou o chefe do Executivo estadual.

“Este será um grande marco na história do nosso município, sobretudo, de modo especial, na educação dos jovens e adolescentes. Canaã dos Carajás ganha a reforma de duas escolas e, com certeza, muito em breve, estaremos dando início a construção de mais uma escola de ensino médio, totalmente integrada a modernos cursos profissionalizantes”, destacou a prefeita de Canaã dos Carajás, Josemira Gadelha, que agradeceu a parceria ao chefe do Executivo Estadual.

Helder Barbalho afirmou que “a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura, neste esforço de união, que nós estamos fazendo, vai agregar muito ao município de Canaã, que cresce de maneira fantástica e precisa ter mais oferta de educação, qualificando sua juventude e preparando-a para as futuras oportunidades de emprego”.

TRANSCARAJÁS

Durante o encontro, Helder Barbalho enfatizou que, no próximo mês de junho, estará em Canaã dos Carajás para assinar a ordem de serviço que dará início às obras de asfaltamento da Transcarajás. Via que liga o perímetro urbano da cidade ao Km 70 da BR-155, e em seguida até o Pontão do Araguaia, na divisa com o estado do Tocantins, localidade já pertencente ao município de Xinguara.

Acompanharam o governador, a titular da Seduc e a gestora do município, durante o ato de assinatura, e ainda o secretário adjunto de Logística Escolar, Alexandre Buchacra; o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade; e uma comitiva de representantes do legislativo da localidade.

veja também