Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Estado define estratégias para distribuição aos municípios das vacinas contra Covid-19

Helder Barbalho - Governador do Pará

O governador Helder Barbalho se reuniu nesta quarta-feira (13), no Palácio dos Despachos, em Belém, com os secretários de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, e de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, para discutir a logística e a segurança para a vacinação contra a Covid-19, assim que as vacinas forem fornecidas pelo Ministério da Saúde.

Segundo o secretário Rômulo Rodovalho, o objetivo é estar com todo o planejamento pronto para quando as vacinas chegarem ao Pará. “A partir do momento que o Ministério da Saúde distribuir as vacinas para os estados, nós, prontamente, já estaremos com toda a estratégia de logística, segurança e vacinação montada para que rapidamente as doses disponibilizadas cheguem até os municípios, e os municípios também já estejam preparados para vacinar aquele grupo que for definido pelo Ministério da Saúde como prioritário”, explicou o titular da Sespa.

O secretário disse ainda que os alinhamentos e ajustes devem ser concluídos até a próxima sexta-feira (15), para que tudo esteja preparado na próxima semana, só aguardando a sinalização do Ministério da Saúde sobre a distribuição das vacinas. “Estaremos prontos para recebê-las, distribuir aos municípios e iniciar imediatamente a campanha de vacinação por todo o Pará”, garantiu.

Insumos – O governo já iniciou a distribuição dos insumos necessários à imunização, e dispõe atualmente de seis milhões de seringas e agulhas, número considerado suficiente para a aplicação de duas doses em três milhões de pessoas. Também está em curso um novo processo para aquisição de mais cinco milhões de seringas e agulhas. O quantitativo é o suficiente para realizar a vacinação de grupos prioritários, que estão nas primeiras fases do processo de imunização.

A Sespa é responsável pela distribuição das vacinas, insumos e capacitação de profissionais para inclusão dos dados no sistema do Ministério da Saúde. Porém, a execução da vacinação e a contratação de pessoal são de responsabilidade dos municípios, conforme legislação do SUS (Sistema Único de Saúde).

A reunião contou ainda com as presenças dos secretários adjuntos da Sespa, Ariel Sampaio e Sipriano Ferraz ; do diretor de Vigilância em Saúde, Denilson Feitosa, e da secretário de Estado de Administração e Planejamento, Hanna Ghassan.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário