Publicidade

Estão abertas as inscrições para as oficinas de carnaval

Em Parauapebas, o carnaval vai muito além da diversão. As ações contribuem com a valorização e formação cultural da comunidade e dos artistas. Este ano, o carnaval do município vem com novidades, uma delas são as Oficinas.

Estão sendo disponibilizadas 300 vagas nos cursos de: percussão, samba no pé, gafieira, máscaras, maquiagem artística, customização de camisetas, fantasia e alegorias e adereços. O objetivo é envolver pessoas, que já trabalham ou não no setor carnavalesco, na produção da festa popular.


“É uma oportunidade de adquirir conhecimento possibilitando até mesmo a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho. Todos os participantes serão certificados e poderão contribuir nos barracões de escolas de samba ou até mesmo nas montagens de alegorias e adereços”, afirma Saulo Ramos, secretário municipal de Cultura.

Alguns cursos já começam na próxima semana, os demais serão em fevereiro. As inscrições são limitadas e vão até sexta-feira, dia 17. Os interessados devem ir ao Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), na Rua 10, bairro Cidade Nova, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, munidos dos documentos pessoais. Mais informações pelos telefones: 3346 2007 – 3346- 8186.

Sobre as Oficinas

– Percussão: Compartilhará técnicas percussivas formando ritmistas que poderão se apresentar nos desfiles de rua fortalecendo o carnaval na cidade.

– Samba no pé: trabalhará a técnica do samba com método acessível para iniciantes. Os participantes poderão integrar às alas de blocos e escolas de samba.

– Gafieira: Os participantes vão conhecer os principais passos da gafieira como também sua origem partindo de diferentes tipos de samba.

– Máscaras: Promoverá confecção de máscaras e fantasias proporcionando às crianças e jovens, o primeiro contato com a criação de adereços e conhecerem a magia do Carnaval.

– Maquiagem artística: Técnicas para maquiagem de palco de forma harmoniosa e estética de acordo com as características de cada rosto. E ainda, a transformação do rosto para caracterização de personagens.

– Customização de camisetas: Estimulará a criatividade na modificação de camisetas e abadás criando peças únicas, inclusive, utilizando diversos tipos de materiais.

– Alegorias e adereços: Possibilitará a capacitação em concepção e criação artística de alegorias e adereços, escolha de material, aproveitamento de material alternativo, colagem, corte de moldes, aplicações, acabamentos e demais técnicas do processo.

– Fantasia: Aprendizado de confecção e montagem de fantasias carnavalescas bem como compartilhar novas técnicas com os profissionais da área.

Compartilhe essa notícia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Tags

Veja também

Fechar Menu