Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Estrada Faruk Salmen recebe novo parque de iluminação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma obra que dará qualidade de vida e mais segurança para a população, tanto da zona rural quanto urbana de Parauapebas. Trata-se da moderna iluminação que a Estrada Faruk Salmen está recebendo. As luminárias de led fazem parte do novo parque de iluminação pública que mudará a realidade das ruas de todos os bairros da cidade.

“A Faruk Salmen é o primeiro logradouro que vai receber a novidade, mantendo o padrão do que já vem sendo planejado para outras vias similares, com os braços nas cores da bandeira do município”, explicou Edmar Lima, secretário municipal de Urbanismo, contando que para que a fiação subterrânea não seja roubada ela está sendo instalada com muito mais segurança.


O trecho de 10 quilômetros receberá aproximadamente 600 lâmpadas. A expectativa é que antes do início das festividades da Feira de Agronegócios de Parauapebas já sejam ligadas no primeiro trecho que compreende da Delegacia de Polícia Civil até a rotatória do Detran, faltando ser instalados os transformadores para rebaixar a voltagem elétrica.

Umas das dificuldades encontradas, que tem onerado o serviço de iluminação pública naquele tipo de avenida, é a ancoragem dos cabos que, por ter valor comercial, são atrativos para larápios. Por isso, estão sendo feitos investimentos para garantir que não sejam subtraídos.

De acordo ainda com Edmar Lima, após a conclusão do primeiro trecho será dado continuidade no mesmo modelo de iluminação até a Estação Ferroviária, em Palmares Sul.

Quanto às demais ruas e bairros com deficiência na iluminação pública, o secretário explica que a substituição está sendo feita na medida em que os equipamentos antigos necessitam de substituição. Assim, gradativamente todo o parque vem sendo substituído pelo novo, até que sejam concluídos em toda a cidade.

 

“Antes a gente trocava sucata por sucata. Ou seja, repunha um dos itens e logo depois outro dava problema, ficando sempre com correção a ser feita e com deficiências e reclamações. Agora, a gente usa o kit completo que vem em peça única, com tudo novo e duração prolongada”, afirma Edmar, mensurando que a perspectiva de duração é de 15 anos, com garantia de sete anos dada pelo consórcio responsável.

Reportagem: Francesco Costa / Fotos: Douglas Camargo | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também