Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Estudantes da rede municipal participam do maior concurso de matemática do mundo

Estudantes da rede municipal de ensino de Parauapebas participaram do Concurso Canguru de Matemática, na última semana. O Canguru é o maior concurso internacional de matemática do mundo, que visa ampliar e incentivar a aquisição dos conhecimentos matemáticos, contribuindo com a melhoria do ensino e aprendizagem.

As provas foram aplicadas para mais de 32 mil alunos do 3º ano 9º ano do ensino fundamental, em 50 escolas municipais. Com duração máxima de 1h 40 min, as questões propostas no material apresentaram três níveis de dificuldade crescente, sendo das básicas até as mais desafiadoras, contudo para o ensino fundamental predominam as habilidades de raciocínio.

A aluna Ana Júlia, de apenas 7 anos, é estudante do 3º ano da escola Novo Horizonte. Para ela, a prova foi uma oportunidade de avaliar o que já tinha aprendido. “Apesar de ter algumas pegadinhas, eu consegui compreender e resolver as questões”, afirma a estudante, que pretender realizar a avaliação novamente na próxima edição do concurso.

Já Ana Clara Rosa, estudante do 7º, que participa pela segunda vez da Canguru, afirma ter tido facilidade na resolução das questões. “Eu espero conquistar uma das medalhas da edição”, anseia Ana, ao deixar um recado para seus colegas estudantes “Quando fazemos algo que gostamos muito, como é a matemática para mim, além de aprender, você se diverte”.

Somente na escola Novo Horizonte participaram 1.123 estudantes. Segundo Mayara Alves, coordenadora da unidade educacional, a prova foi muito bem divulgada entre os alunos, que estavam motivados a participar. “Conscientizamos os alunos sobre a importância da prova e fizemos todo um trabalho de preparação, com revisão de conteúdos e aplicação de provas de edições anteriores”, destaca Mayara.

Josué Carvalho, técnico pedagógico e coordenador da Olimpíada Canguru em Parauapebas, explica que a participação dos alunos na Canguru passou a acontecer como ação em rede desde 2020.  “Em função da pandemia, algumas das escolas optaram por iniciar a participação apenas em 2021. Já em 2022, todas as escolas do município com turmas do 3º ao 9º ano estão participando do concurso, inclusive as do campo e indígena”, destaca o coordenador.

Ainda segundo Josué, o grande diferencial dessa edição é que as inscrições foram realizadas numa modalidade diferente, onde serão gerados relatórios avaliativos com os resultados dos alunos. “Esses documentos serão utilizados como base na construção de um diagnóstico que será utilizado como instrumento para nortear o ensino da disciplina”.

A divulgação do resultado, lista de premiados e das notas dos alunos participantes, está prevista para junho de 2022.

 

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário