Estudantes da rede pública de ensino visitam estações de tratamento de água

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A visita às Estações de Tratamento de Água (ETA’s II e III) atraiu a atenção dos 25 estudantes e faz parte das ações alusivas ao Dia Mundial da Água, comemorado no último domingo (22). “É muito bom conhecer de perto as estações e acompanhar todo o trabalho que é feito para o tratamento da água”, disse a aluna do 5º ano, Alexandra Almeida Pessoa, 10 anos.

Segundo o coordenador da escola, Virgílio de Jesus Oliveira, é importante que os alunos vivenciem esse tipo de conhecimento fora da sala de aula. “Tenho certeza que essa é uma experiência única para cada um desses pequenos”, destacou.


Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a captação, saber mais sobre a adição do sulfato de alumínio, filtragem nos tanques até à caixa de contato para adição de cloro, assim como a distribuição do líquido para as torneiras.

“O processo de tratamento é longo, cada um tem que ter consciência e parar de utilizar água tratada para lavar calçadas e carros. Temos que fazer a nossa parte e as crianças fazem a diferença nesse processo, pois compartilham essa consciência do não desperdício com os pais e amigos”, relatou a educadora ambiental do Saaep, Jacilene Mendes.

Aos 10 anos, o aluno do 5º ano, Joel Souza da Silva disse ter aprendido uma grande lição: “Água é fundamental para as nossas vidas, por isso não devo desperdiçar mais”.

Ainda como parte das atividades alusivas ao Dia da Água, o Departamento de Educação Ambiental do Saaep realizou na segunda-feira (23) palestras sobre a preservação dos rios e da mata ciliar (vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais) para os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato.

Reportagem: Sara Nascimento
Foto: Irisvelton Silva

Publicidade

veja também