Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Etapa Carajás dos Jeps reúne mais de 700 atletas em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ação esportivo-educacional que há mais de meio século propõe disseminar a cultura da paz e descobrir talentos esportivos, os Jogos Estudantis Paraenses (Jeps) chegam à sua 60ª edição. Até o dia 26 de maio, o município de Parauapebas, no sudeste do Estado, sedia a etapa Carajás, a quarta e última regional, que apontará os representantes da região que vão disputar a etapa estadual, em Belém. Mais de mil pessoas, entre atletas, comissão técnica e comunidade participaram da cerimônia de abertura, nesta terça-feira 23, no ginásio poliesportivo de Parauapebas. A última etapa regional também ocorre simultaneamente, em Portel, no Marajó.

Nove municípios da região de Carajás participam desta etapa. São eles: Jacundá, Bom Jesus do Tocantins, Marabá, São Geraldo do Araguaia, Pacajá, Rondon do Pará, Nova Ipixuna, Canaã dos Carajás e Parauapebas. Nesta regional, cerca de 700 atletas vão competir nas modalidades basquete, handebol, futsal e vôlei, nas categorias “A”, de 12 a 14 anos, e “B”, de 15 a 17 anos.


Jogar a etapa estadual é o objetivo dos atletas envolvidos nas competições. E chegar à etapa nacional é a constatação de que é possível realizar sonhos. Este é o caso da estudante Emylle Mota, 14 anos, aluna da Escola Fernando Pessoa. Ela e suas colegas do time de handebol foram campeãs na etapa estadual e puderam representar o Pará na etapa nacional, em 2017. “Foi incrível participar com várias delegações do país inteiro. Aprendi muito e pude aperfeiçoar minhas jogadas, pois me espelhei em vários atletas que vi jogar durante a competição. Quero poder repetir essa experiência este ano”, comentou a jovem, que carregou a tocha olímpica.

Promovido pelo Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), os Jeps são uma iniciativa que tem parcerias com entidades educacionais, desportivas e Prefeituras Municipais.

Dos 144 municípios, o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Seduc, que organiza o evento, alcança cerca de quatro mil alunos de mais de 300 escolas e promove o treinamento de atletas em 13 modalidades. Em 2017, os Jeps reuniram cerca de 20 mil participantes da comunidade estudantil e envolveram cerca de 80 mil pessoas da comunidade em geral. Este ano, em alusão a 60ª edição dos jogos, será lançado um selo comemorativo, com distribuição feita pelos Correios.

A descentralização dos Jeps possibilitou às delegações de diversos municípios a acessibilidade à etapa estadual. “Inúmeros fatores contribuíam para que a delegação não disputasse a estadual, principalmente por conta da logística. A partir da realização das etapas regionais, percebemos que o número de municípios participantes cresceu e o desempenho dos atletas só melhorou nos últimos anos. Isso é um indicativo de que será acirrada a etapa estadual”, avalia a diretora geral dos Jeps, Ana Glória Guerreiro.

Em Parauapebas existem 11 escolas estaduais e 62 municipais. Destas, dez (três estaduais e sete municipais) participam desta etapa dos Jeps. “O esporte é uma importante ferramenta pedagógica e inserimos em nosso calendário escolar várias atividades voltadas para a área, incentivando os alunos a serem dedicados e responsáveis dentro e fora das quadras”, comenta o secretário municipal de Educação de Parauapebas, Raimundo Neto.

Além das etapas regionais classificatórias estão ocorrendo as etapas Metropolitanas, agora em maio, e a Estadual, em junho. A partir destas, serão selecionados os atletas para representar o Estado do Pará nas etapas nacionais, que ocorrerão em Manaus (AM), de 19 a 23 de setembro, e Natal (RN), de 12 a 25 de novembro.

Reportagem: Camila Barros / Agência Pará de Notícias

Publicidade

Veja
Também