Defesa de Ricardo Macedo Delmiro alega que ele foi injustamente envolvido no caso
Na manhã desta quinta-feira (3), o ex-assessor especial da Secretaria de Juventude de Parauapebas (Sejuv), no sudeste do Pará, Ricardo Macedo Delmiro, compareceu à Delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento sobre as acusações de assédio sexual contra uma servidora, que levaram à sua exoneração, determinada pela prefeitura no início da semana.
Acompanhado de sua defesa, Ricardo se manifestou sobre o caso, reforçando sua inocência e destacando que não foi formalmente denunciado pela vítima. Segundo a defesa, o ex-assessor especial prestou esclarecimentos às autoridades e argumentou que sua participação na situação foi no sentido de auxiliar a denunciante a buscar suporte junto aos canais administrativos e à ouvidoria do município.
“Estivemos acompanhando o Ricardo sobre os fatos que foram narrados pela mídia. Em primeiro lugar, esse processo corre sob segredo de justiça, razão pela qual as informações que nós passaremos dizem respeito apenas à defesa do Ricardo. Ele prestou depoimento, esclareceu os fatos e deixou claro que, ao longo desse inquérito, sairá da figura de investigado para ser ouvido como testemunha”, afirmou a defesa do ex-assessor especial.
A Prefeitura de Parauapebas já havia se manifestado anteriormente sobre o caso, reiterando seu compromisso com a ética e o respeito no ambiente de trabalho, além de garantir apoio à parte envolvida. Além da exoneração de Ricardo Macedo Delmiro e do ex-secretário de Juventude Hallison Gomes Pinheiro, outros servidores foram exonerados.
Segundo nota divulgada pelo Escritório Teixeira e Freires Advogados, responsável por sua defesa, Ricardo colaborou com as investigações e contribuiu para a elucidação dos fatos. A defesa do ex-assessor especial sustenta que ele não teve envolvimento nos crimes denunciados, e que inclusive foi Ricardo quem ajudou a ofendida a denunciar os fatos na ouvidoria do município.
O caso segue sob apuração da Polícia Civil e do Ministério Público. Até o momento, não houve manifestação oficial das autoridades sobre a reclassificação de Ricardo Delmiro no inquérito.
A Polícia Civil não divulgou novas informações sobre as investigações que ocorrem em segredo de justiça. O caso segue sob apuração, e a expectativa é que as autoridades esclareçam os fatos nas próximas etapas da investigação.
Reportagem: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar