Matheus Garcia Silva, apontado como antiga liderança da facção na cidade, foi capturado em cumprimento de mandado expedido pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém

A Polícia Civil do Estado do Pará deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, mais uma fase da Operação Ponto Crítico IV, voltada para o combate intensivo à criminalidade organizada. A ação resultou na prisão de uma figura de alta relevância no cenário criminal de Parauapebas.
O alvo capturado é Matheus Garcia Silva, que foi identificado pela Polícia Civil como o ex-líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no município.
Prisão por organização criminosa
Matheus Garcia Silva foi preso em Parauapebas em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém, pertencente ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Ele é investigado pela prática do crime de integrar organização criminosa, conforme previsto na Lei nº 12.850/2013.
A operação de captura foi realizada por equipes da Superintendência Regional de Carajás (16ª RISP), que contaram com o apoio da Delegacia de Homicídios de Parauapebas e da Direção da 20ª Seccional Urbana.
A Operação Ponto Crítico IV concentra esforços na desarticulação de grupos envolvidos em crimes de alto impacto, como homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa, afetando diretamente a segurança pública. A ação policial aconteceu em 45 cidades com o apoio operacional dos Núcleos de Apoio à Investigação (NAI), vinculados ao Núcleo de Inteligência Policial (NIP), e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, resultando no cumprimento de 100 mandados de prisão.
Após a prisão, Matheus Garcia Silva foi imediatamente conduzido à unidade policial, onde foram realizados todos os procedimentos legais cabíveis.
A Polícia Civil do Pará reforça o compromisso da instituição com a redução dos índices de criminalidade e a garantia da ordem pública e da proteção da sociedade paraense.














