Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Exames de caso de Ebola serão feitos em Belém

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Os exames que permitirão o diagnóstico do paciente Souleymane Bah, 47, suspeito de estar infectado pelo vírus ebola, serão feitos no Instituto Evandro Chagas em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, ligado à Fiocruz, no Rio, para onde Bah foi transferido por volta das 5h desta sexta-feira (10), vindo de Cascavel (PR).


Seu sangue será coletado no instituto carioca e transferido para o de Belém, que é especializado em vírus exóticos e foi selecionado pelo Ministério da Saúde como laboratório de referência para diagnosticar o ebola. A transferência das amostras de sangue devem acontecer ainda nesta sexta, segundo a assessoria da Fiocruz.

O caso de Bah é a primeira suspeita oficial de contaminação por ebola no Brasil -o vírus é transmitido por fluídos corporais de pessoas ou animais infectados. Os principais sintomas são febre, dores de cabeça, nos músculos e articulações, e garganta seca. Em quadros avançados há hemorragia.

O Instituto Evandro Chagas do Rio é um dos hospitais selecionados pelo Ministério da Saúde para internação de suspeitos -o outro é o Emílio Ribas, em São Paulo. “Vínhamos fazendo treinamentos e palestras semanais sobre o ebola, inclusive com integrantes da [ONG] Médicos sem Fronteiras que lidaram diretamente com a doença na África”, disse Elisa Andries, chefe de comunicação da Fiocruz. “Tivemos também uma simulação de atendimento em agosto e havia outra programada para a próxima semana.”

Segundo Andries, o instituto nunca lidou com um caso tão grave, mas está preparado para enfrentá-lo. “Nesse caso, a letalidade é muito alta, nunca vivemos isso. Mas nosso hospital é referência em doenças infecciosas e tem capacidade de atender este caso.”

Reportagem: Folhapress / Foto: Arquivo

Publicidade

Veja
Também