Uma denúncia trazida pelo vereador Zacarias Marques (PP) dando conta de que houve falsificação na assinatura eletrônica da Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, em processo que objetiva destituir o prefeito Darci Lermen, legitimamente eleito pelo voto popular, para empossar o segundo colocado nas eleições municipais de 2020. O que o denunciante qualifica como “uma espécie de tentativa de golpe institucional”.
Ao usar a “tribuna virtual”, o vereador Zacarias Marques disse que com base numa suposta decisão da Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, o segundo colocado nas eleições 2020, Júlio Cesar, utilizou o vereador Aurélio Goiano (PSD) como interlocutor para agendar uma reunião institucional com o Presidente da Câmara de Vereadores de Parauapebas, vereador Ivanaldo Braz (PDT), para tratar da sua diplomação e posse. “Um completo absurdo. Mas, um ponto que chama atenção é o fato da suposta decisão possuir a assinatura falsificada da presidente do TRE-PA. Isso é muito grave. Isso é um crime federal e precisa ser apurado pela Polícia Federal. Não podemos aceitar que um ato de tamanha gravidade seja minimizado como fake news”, alertou o vereador”.
Ainda em sua fala, Zacarias dá conta de que as redes sociais foram inundadas com a proliferação da suposta decisão da presidente do TRE pelo grupo de oposição e acusou o vereador Aurélio Goiano de festejar o conteúdo da suposta decisão, inclusive no grupo de WhatsApp dos vereadores. Além disso, segundo Zacarias, a oposição promoveu festa, foguetório na cidade e teria até montado o secretariado do suposto novo governo.
No encerramento de sua fala, Zacarias fez várias indagações, sendo as seguintes: “1 – Como teve acesso a uma decisão da presidente do TRE de um processo que nem mesmo existe? 2 – Qual motivo do senhor e o nacional Júlio Cesar teriam dado total credibilidade numa suposta decisão de um processo que nem sequer existe perante o Tribunal Regional Eleitoral? Alguém havia lhes prometido algo e por isso vocês acreditaram na decisão com assinatura falsificada? 3 – Qual o motivo que o senhor instantemente tentou agendar reunião com o Presidente da Câmara dos Vereador para tratar da posse do segundo colocado nas Eleições 2020 com base num documento que possui a assinatura falsificada da presidente do TRE? 4 – Tem consciência que tentou dar um golpe no processo democrático municipal querendo utilizar uma suposta decisão com assinatura falsificada da Presidente do TRE para convocar uma reunião com o Presidente do Poder Legislativo municipal para dar posse ilegal ao segundo colocado das eleições 2020? 5 – Conte para a sociedade de Parauapebas e para a Presidente do TRE-PA, Desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, todo seu envolvimento com essa trama envolvendo um documento público com a assinatura falsificada da presidente do TRE”.
Vereador Aurélio Goiano se manifesta
No momento de sua fala, nas explicações pessoais, em resposta às denúncias apresentadas, o vereador Aurélio Goiano disse que não se parece com gente com o caráter igual ao do vereador Zacarias Marques. E perguntou ao presidente daquela Casa de Leis, vereador Ivanaldo Braz, se ele tinha ligado para ele para propor reunião com o segundo colocado nas eleições, Júlio César, e este respondeu que sim, Aurélio o convidou para a citada reunião que ele diz não ter se interessado em participar e que em ato contínuo, Aurélio disse que então não faria reunião e iria para uma fazendinha. “Foi só essa nossa conversa. Não sou de leva e traz”, afirmou Ivanaldo Braz, presidente da Câmara Municipal de Parauapebas.
Aurélio Goiano, prosseguiu se dirigindo ao vereador Zacarias Marques: “Lave sua boca para falar meu nome. Eu não sou divulgador de coisas como fazem seus assessores. Respeite o vereador Aurélio Goiano igual estou lhe respeitando. O senhor não é intocável. Quem tem telhado de vidro não deve jogar pedra no telhado dos outros. Quem tem um milhão de processos no Ministério Público é o senhor; quem tem um milhão de empregos e comanda secretaria; e apoia esse governo corrupto que aí está; não sou eu, é vossa excelência”, defendeu-se Aurélio Goiano, no momento de sua resposta.
Quem também falou da falsificação da assinatura da Desembargadora Nadja Guimarães Nascimento, apresentando pedido de providências, foi o vereador Zé do Bode (MDB), solicitando à Mesa Diretora e ao Líder de Governo que mantenham os vereadores informados a respeito dessa suposta falsificação da assinatura da desembargadora. “Isso é caso de Polícia Federal e também de Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Parauapebas para que proceda punição, se caso existir essa ilegalidade”, propõe Zé do Bode.
Confira abaixo a transmissão da Sessão Ordinária da Câmara de Parauapebas realizada nesta terça-feira (11):