Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Falta de água ainda é motivo de ‘dor de cabeça’ para os moradores do Cidade Jardim

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A falta de água ainda é uma realidade presente em vários bairros de Parauapebas. Moradores da 11ª etapa do Bairro Cidade Jardim reclamam das constantes interrupções no fornecimento do líquido. Liliane que é dona de casa e moradora do bairro, lembra que foram duas semanas seguidas sem ter o liquido na torneira. “Foram dias cansativos, tive que andar várias quadras e carregar baldes e baldes para poder fazer as tarefas simples de casa”, desabafou a moradora.

Assim como dona Liliane, Adriano também sofreu com a falta de água na residência dele. “É complicado, esse vai e vem no fornecimento de água atrapalha o nosso dia a dia. Por aqui a água vem a prestação”, disse.


São três caixas d’águas que abastecem o bairro. Os moradores da 11° etapa relatam que sofrem constantemente com falhas no abastecimento. A comunidade conta também que para ajudar no abastecimento, carros pipas são usados, porém, não é o suficiente para atender a demanda.

 

Sobre o assunto, através de nota encaminhada à reportagem, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), esclarece:

“Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) têm trabalhado incansavelmente na recuperação de poços artesianos. Devido ao período de estiagem, o nível de água do lençol freático baixa e as bombas queimam. Nesta terça-feira (24), por exemplo, uma nova bomba d’água foi instalada no Cidade Jardim e outra bomba será instalada amanhã (25), para atender a 10ª e a 11ª etapa do bairro. 

Essa situação é recorrente em loteamentos como Nova Carajás, Amazônia e Cidade Jardim, que foram entregues aos cuidados da autarquia sem possuir rede de abastecimento de água. Nessas localidades, os poços são os principais responsáveis pelo abastecimento de água, e nesse período de estiagem o nível de água baixa.

O Saaep informa, ainda, que a fase interna de um processo licitatório já foi finalizada e a sessão pública da concorrência 01/2019 está prevista para acontecer dia 4 de outubro. O projeto prevê a construção de 11 km de adutora que atenderá todas as etapas do Cidade Jardim sanando o problema de abastecimento de água na localidade, assim que for concluído. Os investimentos da autarquia seguirão com a ampliação, tratamento e distribuição na estação de tratamento de água 01 (eta 1)”.

 

Publicidade

Veja
Também