Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Famílias de baixa renda poderão ter desconto na conta de água em Parauapebas

Projeto aprovado na Câmara prevê abatimento de até 50% para inscritos no CadÚnico e beneficiários do BPC; proposta segue para sanção do Executivo

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, na semana passada o Projeto de Lei nº 027/2025, de autoria do vereador Elvis Silva, que estabelece descontos nas tarifas de água e esgoto para famílias em situação de vulnerabilidade social. O projeto agora segue para análise e possível sanção do prefeito Aurélio Goiano.

A proposta visa ampliar o acesso aos serviços básicos de saneamento por meio de descontos progressivos para beneficiários do Cadastro Único (CadÚnico) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), contribuindo para a justiça social e a redução das desigualdades no município.

Veja como funcionam os descontos:

  • 50% de desconto para famílias com renda per capita de até meio salário mínimo;
  • 30% de desconto para famílias com renda acima de meio salário mínimo, desde que estejam no CadÚnico;
  • 50% de desconto para beneficiários do BPC, independentemente da renda.

A concessão do benefício está condicionada à apresentação de documentos como comprovante de residência, documento oficial com foto e Número de Identificação Social (NIS) ou comprovação de recebimento do BPC. O desconto será válido por 12 meses, com possibilidade de renovação mediante nova atualização cadastral.

Benefício é exclusivo para uso residencial

A nova lei é destinada exclusivamente a imóveis residenciais, ficando fora do escopo imóveis comerciais, industriais ou de outro tipo de uso não residencial. O Poder Executivo Municipal terá até 90 dias para regulamentar a lei após sua sanção, definindo os trâmites administrativos para a aplicação dos descontos.

Durante a discussão em plenário, também foi aprovada a Emenda Modificativa nº 015/2025, que alterou o artigo 7º da proposta original. A nova redação reforça a autonomia do Executivo:

“Art. 7º – O Poder Executivo poderá regulamentar a presente Lei no que couber.”

O projeto está alinhado com recomendações da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconhece o acesso à água potável e ao saneamento como um direito humano fundamental.

Agora, cabe ao prefeito de Parauapebas sancionar ou vetar a medida. Caso aprovada, a nova lei poderá representar um importante alívio no orçamento doméstico de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade. O Portal Pebinha de Açúcar seguirá acompanhando os próximos passos dessa importante iniciativa.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
1
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário