Famílias levam pets para testagem de leishmaniose em ação da Prefeitura de Canaã

Ação começou nesta segunda-feira (10) e seguirá até o dia 31 de agosto, com atendimento em bairros da zona urbana e comunidades rurais do município

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta segunda-feira (10) uma campanha de prevenção e combate à leishmaniose, com testagem rápida de cães em diferentes pontos do município.

A iniciativa integra a campanha nacional Agosto Verde e seguirá até o próximo dia 31, com ações programadas tanto na zona urbana quanto na zona rural de Canaã dos Carajás.

A abertura da programação ocorreu com o Dia D contra a Leishmaniose, realizado na Praça da Bíblia, na Avenida Rio Branco, no Bairro Novo Horizonte. Nesta terça-feira (11), a programação continuou no Vale da Bênção, na praça do bairro.

As testagens são realizadas pela equipe da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e levam menos de dois minutos.

Resultado reagente ainda precisa de confirmação

O médico veterinário e coordenador da UVZ, Luann Medeiros, explica que um resultado reagente no teste rápido não representa, de imediato, o diagnóstico definitivo da doença.

Nesses casos, a amostra de sangue é encaminhada ao Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen) para análise.

“O teste é uma triagem. A amostra de sangue positiva é encaminhada ao Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), que analisará e apresentará o diagnóstico definitivo. Em caso de confirmação para a doença, entraremos em contato com a família para orientar e prestar o apoio necessário para prevenir a saúde do animal e das pessoas”, explicou.

Tobias apresentou sinais da doença

Entre os casos relatados durante a campanha está o do cachorro Tobias, da auxiliar de serviços gerais Lucilene de Melo.

Há aproximadamente três meses, ela percebeu mudanças no comportamento do animal. Tobias estava mais quieto e apresentava crescimento excessivo das unhas, apesar de não possuir feridas aparentes.

“Ele estava tristinho, deitado. Não tinha nenhuma ferida, mas as unhas estavam a crescer demais”, contou Lucilene.

Diante dos sinais, ela decidiu procurar o serviço de Zoonoses para realizar a testagem e o resultado foi positivo.

Nesta semana, Lucilene e o esposo, o cozinheiro José de Andrade, decidiram levar outros dois cães da família, Abigail e Billy, para realizar os testes preventivamente, mesmo sem os animais apresentarem sintomas.

Prevenção também deve acontecer dentro de casa

Além da testagem, a campanha busca orientar os moradores sobre medidas que podem contribuir para a prevenção da leishmaniose.

Segundo Luann Medeiros, é importante manter os quintais limpos e evitar o acúmulo de matéria orgânica, especialmente folhas, que podem favorecer ambientes utilizados para reprodução do mosquito-palha, vetor relacionado à transmissão da doença.

O veterinário também reforçou a importância dos cuidados na criação de animais, principalmente aves.

A psicóloga Amanda de Oliveira, recém-chegada a Canaã dos Carajás, também procurou a campanha para testar as cadelas Hannah e Lady. Ela relatou já ter perdido cães em decorrência da leishmaniose e decidiu agir preventivamente.

“Acho importante e muito bom a prefeitura preocupar-se com o contágio de forma mais séria”, afirmou.

Campanha segue até 31 de agosto

Depois das primeiras ações na zona urbana, as equipes seguirão para comunidades da zona rural. A programação informada pela Secretaria Municipal de Saúde é a seguinte:

Zona Urbana

10 de agosto – realizado: Dia D, na Praça da Bíblia, Avenida Rio Branco, bairro Novo Horizonte;
11 de agosto: Vale da Bênção, na praça do bairro.

Zona Rural

18 de agosto: VS-52, na sede da associação;
20 de agosto: Nova Jerusalém, na sede da associação;
25 de agosto: Vale do Canaã, no Bar do Índio;
27 de agosto: Vila Bom Jesus, em frente à UBS;
31 de agosto: Vila Planalto, em frente ao ginásio.

UVZ oferece testagem durante o ano

Além das ações programadas para o Agosto Verde, a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) é referência no município para testagens e orientações relacionadas à leishmaniose e outras zoonoses.

A unidade está localizada na Avenida Mogno, sem número, Bairro Cidade Nova I, e funciona das 8h às 14h.

A orientação é para que os tutores fiquem atentos à saúde dos animais e aproveitem a programação para realizar a testagem, inclusive de cães que não apresentam sinais aparentes da doença.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário