Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Fazenda da Esperança será inaugurada nos próximos meses

Foi por ter sua área ocupada que a Fazenda da Esperança adiou a abertura de sua unidade em Parauapebas, o que gerou um atraso de pelo menos 18 meses.

Porém, agora já com todas as situações resolvidas, as obras civis já estão em fase adiantada, devendo ser entregues aos acolhidos em fevereiro de 2019.

Uma equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar esteve no local na tarde desta terça-feira (21), quando, na companhia de dois coordenadores, padre Hudson Rodrigues e Fábio Campos, pôde conferir a situação das obras.

Casa que irá acolher pelo menos 16 pessoas, casa do coordenador, refeitório e capela são construções separadas que compõem o conjunto da Fazenda da Esperança, tudo feito com a melhor qualidade possível em uma área de 159,72 hectares doada pela mineradora Vale S. A., espaço suficiente, segundo os coordenadores, para que a comunidade terapêutica se desenvolva de forma auto-sustentável, devendo produzir, a exemplo de outras, hortifrutigranjeiros, animais e até contar com beneficiamento de polpas de frutas e outras matérias primas ali produzidas.

“Tudo o que vocês estão vendo aqui é fruto da solidariedade de pessoas que fazem doações para que a construção aconteça”, declarou Fábio Campos, membro da comissão de efetivação da instituição em Parauapebas, reconhecendo ser um desafio muito grande para o qual continua precisando do auxílio de todos.

Para garantir a continuidade da obra, estão sendo realizadas promoções para arrecadar recursos. Uma delas é um churrascão que ocorrerá no próximo dia 26, a partir da 11h30, no Centro de Formação Paroquial, situado na Rodovia PA 160, quando, por apenas R$ 15,00, a pessoa poderá comer churrasco à vontade e ainda concorrer ao sorteio de uma novilha. No evento será apresentada a situação da obra através de vídeo.

Padre Hudson Rodrigues se diz otimista para estar dando à comunidade e à região uma alternativa, um espaço onde se possa contornar a situação enfrentada por muitas pessoas e famílias.

“Estamos muito otimistas diante desta problemática que exige de nós uma resposta para tirar pessoas da calamidade em que os vícios as tem colocado”, conta padre Hudson Rodrigues.

 

Fazenda Esperança – A Fazenda da Esperança é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. O trabalho é desenvolvido em diversos campos sociais, mas o principal é direcionado aos que desejam se ver livre das drogas e do álcool.

Com 35 anos de experiência na recuperação de dependentes químicos, a Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica, a maior obra da América Latina, que regenera vidas e famílias.

Ao todo, são 130 unidades espalhadas pelo mundo. Desse montante, 86 estão distribuídas pelo Brasil, enquanto as outras estão espalhadas em 22 países do mundo.

O sucesso da Fazenda da Esperança se deve ao programa de recuperação, o qual se baseia em processos pedagógicos que elevam a autoestima e resgatam a dignidade dos seus acolhidos, que em 2017 assistiu em média três mil jovens e suas famílias.

O programa de recuperação é baseado em um tripé que consiste basicamente no trabalho, na espiritualidade e na convivência. Tanto que todos os acolhidos vivem numa irmandade que de tão unida é capaz de devolver aos acolhidos o real sentido da vida, do amor a si e ao próximo, bem como da importância da comunhão.

Além disso, a Fazenda da Esperança também trabalha junto à família, pois ela é uma das peças fundamentais para o sucesso da recuperação do jovem acolhido, através do Grupo Esperança Viva (GEV).

O objetivo da ação é estruturar a família, mas, mesmo quando ela não atende a esse convite – que não tem caráter obrigatório -, o tratamento continua e o jovem recuperado tem a oportunidade de amar a sua gente como ela é.

Como resultado, a instituição é responsável pela recuperação de centenas de milhares de pessoas, que em sua grande maioria se voluntariam para ajudar outros que necessitem de ajuda.

A verdade é que a Fazenda da Esperança é maior do que ela mesma, tanto que em 2007, durante uma visita à sede em Guaratinguetá (SP), o então papa Bento XVI destacou a importância e a missão de as Fazendas da Esperança levar a esperança, que é Jesus Cristo, ao maior número de pessoas possível.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário