Publicidade

Festival “Cultura na Praça” leva cinema gratuito a municípios no Pará e Maranhão

Filme Turma da Mônica será exibido em praças em Ourilândia, Canaã, Parauapebas e Bom Jesus dos Tocantins, no Pará

Seis municípios do interior dos estados do Pará e do Maranhão vão receber o festival itinerante “Cultura na Praça”. Realizado pela Vivas com o patrocínio da Vale, Ministério da Cidadania, a Secretaria Especial da Cultura e o Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto leva a espaços públicos cinema e atividades que valorizam a cultura local. A agenda começa nesta sexta-feira (16/08) em Ourilândia do Norte.

Depois a caravana segue pelos municípios paraenses de Canaã dos Carajás, Parauapebas, Bom Jesus do Tocantins, além de Açailândia e Igarapé do Meio, no Maranhão. Em cada uma dessas cidades será montado um grande cinema ao ar livre, onde será exibido o longa-metragem “Turma da Mônica – Laços”, além de apresentações artísticas locais (confira toda programação abaixo). “É um evento aberto, gratuito e para toda a família, com muita cultura e diversão”, descreve Gilberto Scarpa, coordenador do festival.


Este ano, o projeto “Cultura na Praça” conta ainda com uma importante novidade. Antes do filme principal, serão exibidos curtas-metragens produzidos por estudantes das próprias cidades onde ocorrem os eventos. São seis filmes sobre o patrimônio cultural daquela localidade feitos durante oficinas de realização audiovisual oferecidas aos jovens no mês passado.

“A intenção foi fazer com que os jovens colocassem a mão na massa, participando de todas as etapas de produção, desde a escolha do tema, até a montagem final do filme. O resultado foi ótimo, com trabalhos de alta qualidade, que certamente vão surpreender muita gente”, garante o cineasta Gilberto Scarpa.

Em sua primeira edição, realizada em 2017 e 2018, o “Cultura na Praça” circulou por nove municípios do interior do Pará e Maranhão, exibindo filmes nacionais e atrações artísticas locais para cerca de 8 mil pessoas.

Programação:

16/08, às 17h – Ourilândia do Norte – Praça de eventos Adilia borges

Atração artística: Companhia de Dança de Ourilândia

Curta-metragem: “Nunca passe ali”, de Anne Gabrielle da Conceição Santana, Ana Karolina Silveira Martins, Kaciely de Almeida Messias, Luiz Felipe Marinho Oliveira, Mychelly Silva Cunha, Keven Torres Venâncio e Aleandro Rangel Barbosa Silva.

Longa-metragem: “Turma da Mônica – Laços”, de Daniel Rezende

18/08, às 17h – Canaã dos Carajás – Praça da Bíblia

Atração artística: Flores do Carimbó

Curta-metragem: “Ser ou ser”, de Ermerson Villar, Gabryelle Santos, Davi Fabrizzi, Junior Collono e Hian Kaio

Longa-metragem: “Turma da Mônica – Laços”, de Daniel Rezende

23/08, às 17h – Parauapebas – Praça do Açaí, Nova Carajás 4ª etapa

Atração artística: Raízes Parauara

Curta-metragem: “Memórias”, de Derek Lincoln, Ecilio J. Filho, Fanni Dain, Ictor Fonseca e Sara Christina

Longa-metragem: “Turma da Mônica – Laços”, de Daniel Rezende

25/08, às 17h – Bom Jesus do Tocantins – Praça do Mercado

Atração artística: Grupo de Dança Yaguara Bom Jesus

Curta-metragem: “O mistério da noite”, de Antônia Alves, Awlannor Parente, Bruna Rafaela Marques Queiroz, Danielle Pires, Kailane Selestina Vieira, Kauan Freitas da Silva, Melry Kelly, Milena Oliveira, Pablo Costa, Rodrigo Britto, Sabrina Bitencourt, Tarcila Araújo Paixão, Vinny Costa e Zileide Ferreira

Longa-metragem: “Turma da Mônica – Laços”, de Daniel Rezende

30/08, às 17h – Açailândia – Praça do Patizal

Atração artística: Senta que te levo

Curta-metragem: “Onde não há”, de Esdras Daniel, Marcos Carvalho e Vitória Delmondes

Longa-metragem: “Turma da Mônica – Laços”, de Daniel Rezende

01/09, às 17h – Igarapé do Meio – Praça do Retorno

Atração artística: Dança Portuguesa Império Lusitano

Curta-metragem: “Respeitável Público”, de Analice Teles Pereira, Ayron Pereira Brito, Bianca Vieira Machado, Joelma Alaiane Alves Silva, José Pereira Ferreira, Larissa Célia Prazeres Soares, Laysla Lorrane da Silva Carvalho, Nara Emanuelly da Silva Serra, Renata Araújo dos Santos e Ruth Alves da Silva

Longa-metragem: “Turma da Mônica – Laços”, de Daniel Rezende

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu