Pesquisar
Close this search box.

Festividades de São Sebastião movimentam Parauapebas com missas, procissão e eventos esportivos

Missionário José Melo - Coordenador das festividades de São Sebastião

A programação inicia neste sábado, 11, e segue até dia 20 de janeiro

As celebrações em homenagem a São Sebastião, padroeiro de Parauapebas, no sudoeste do Pará, já estão com programação definida pela Igreja Católica. Este ano, as festividades prometem mobilizar fiéis e toda a comunidade local com uma série de atividades religiosas, sociais e esportivas.

De acordo com o missionário José Melo, coordenador da programação, os eventos começam no sábado, 11 de janeiro, e seguem até o dia 20, dia dedicado ao Santo. Todas as noites, às 19h30, haverá missas e novenas na Igreja Matriz de São Sebastião, com participação de padres convidados de outras paróquias. Após as celebrações, o público poderá aproveitar a parte social no pátio da igreja, com apresentações musicais e momentos de confraternização.

Programação diversificada
Entre os destaques, estão a tradicional Corrida de São Sebastião, no dia 20, e a Caminhada Festiva, marcada para o dia 18, às 17h, com saída do Complexo Turístico de Parauapebas. As inscrições para a caminhada ainda podem ser feitas na Secretaria da Paróquia, enquanto as vagas para a corrida já foram preenchidas rapidamente.

No dia 20, além da corrida, acontece a tradicional procissão, que partirá às 18h30 da Igreja Nossa Senhora Aparecida em direção à Matriz de São Sebastião. Antes disso, no sábado, dia 11, uma carreata marcará o início das festividades, saindo às 9h da Portaria da Vale para divulgar os eventos.

Momentos de espiritualidade e solidariedade
A programação inclui noites temáticas, com bênçãos especiais para casais, jovens, trabalhadores e outros grupos. Além disso, a comunidade é convidada a participar da oferta solidária, doando alimentos não perecíveis, que serão destinados a ações sociais da paróquia.

História de São Sebastião

São Sebastião foi um soldado romano e chefe da guarda pretoriana, conhecido por sua fé inabalável em Cristo durante o período de perseguição aos cristãos. Ele é lembrado como símbolo de coragem e devoção, inspirando milhares de fiéis ao longo dos séculos.
A Igreja convida toda a população a participar das festividades e vivenciar momentos de fé, cultura e integração. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria Paroquial.

Reportagem e fotos: Hilda Barros | Da redação do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
3
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1

Leia mais

Deixe seu comentário