Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

FIM DO RECESSO: Sessão Solene marca abertura do 2º semestre na Câmara de Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foi realizada na tarde desta segunda-feira (3) na Câmara Municipal de Parauapebas a sessão solene que abriu os trabalhos do segundo semestre da atual legislatura que é composta por 15 vereadores.

Ausências e discursos:


Apesar de pouco mais da metade da capacidade do auditório ter sido ocupada por populares, quem foi à Câmara presenciou duas ausências. Uma foi o vereador Odilon Sanção (sem partido) e a outra foi Josineto Feitosa (SDD). O primeiro foi preso no dia 26 de maio e liberado por força de Habeas Corpus, porém sob condicionantes, umas delas o proíbe de entrar no prédio da Câmara Municipal. Já Josineto Feitosa foi preso e continua, completando hoje 33 dias de prisão.

Na sessão solene, como de praxe, nenhuma matéria é votada e nenhum requerimento pode ser apresentado, sendo um momento dedicado apenas à discursos.

A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar esteve na Câmara e presenciou a fala dos vereadores que usaram a Tribuna da Casa de Leis, leia na íntegra o nosso compacto:

Vereador Pavão (SDD)

“O nosso recesso parlamentar serviu para carregar as baterias para que neste segundo semestre possamos trabalhar ainda mais em prol do povo sofrido e carente.
Durante o recesso visitamos obras, zona rural e comunidade em geral e percebemos que a cada dia que passa a nossa cidade perde seu rumo. Agora cabe a nós dessa Casa de Leis aproveitar o período para darmos as mãos e fazermos o nosso papel como vereadores e sermos fiscais do povo.
Já está passando da hora de convocarmos os Secretários de Governo, pois infelizmente estão trabalhando às escuras e nós vereadores não sabemos de nada, até porque aqui em Parauapebas se muda de Secretário como se muda de roupa.
Acho que vou terminar meu mandato, sair daqui frustrado e não verei essa prestação de contas do Prefeito Valmir Mariano. Precisamos mudar a cara da cidade e trabalhar em prol dos munícipes”.

Vereador José Arenes (PT)

“Agradeço a Deus por estar no Parlamento mais uma vez, com a mesma coragem e empenho que sempre tive. Durante este recesso parlamentar podemos fazer uma reflexão de como anda a nossa cidade e seus respectivos poderes.
Infelizmente a falta de relacionamento é marca deste atual governo e quem vem pagando com tudo isso é o povo desta cidade que está prestes a viver uma catástrofe política.
Chega a ser lamentável quando nós sentimos saudade de diversos programas de governo que deveriam beneficiar a nossa cidade, como por exemplo a zona rural. Nossa produção caiu assustadoramente, o que consumimos em Parauapebas é na grande maioria de fora da cidade, enquanto isso, nossos colonos sofrem com estradas em péssimas qualidades e falta de investimentos por parte da Prefeitura de Parauapebas”.

Vereador Charles Borges (SDD)

“Espero que todos tenham recarregados as baterias porque neste segundo semestre iremos levantar mais debates interessantes em prol de nosso povo, como por exemplo a crise que afeta Parauapebas. Isso é preocupante porque quem está aqui há mais tempo sabe que os cofres públicos eram abastecidos com enxurradas de recursos principalmente na área mineral.
Entraremos neste segundo semestre na principal função do vereador que é fiscalizar os recursos públicos de nossa cidade, afinal, nossos munícipes precisam se antenar nos assuntos e entender real situação em que estamos vivenciando”.

Vereador Miquinha (PT)

No uso da Tribuna, o vereador Israel Pereira Barros comentou sobre as ações do MST em Parauapebas que está pedindo respostas da Prefeitura de Parauapebas, Mineradora Vale e Rede Celpa e também lamentou sobre a triste situação em que se encontra os serviços de saúde pública do município.

Vereadora Eliene Soares (PT)

“Que neste segundo semestre, Deus possa nos dar sabedoria. Mais um semestre começa, porém, infelizmente este está bem pior que o anterior. A educação de nossa cidade chegou a ser orgulho do Estado, porém, agora está em calamidade, onde as ASG’s chegam a comprar ovos para a merenda das crianças. Isso sem falar no setor de saúde, onde estamos presenciado o absurdo de nosso município pedir ambulâncias emprestadas de outros para socorrer nossos populares.
Esse atual governo é o governo da enganação, isso é vergonhoso. As rádios dizem que são mais de 100 obras, mas quando vamos investigar, não achamos essas obras”.

Vereador Zacarias Assunção (PP)

“Nosso município é complicado de se governar, mas temos um compromisso com Parauapebas e como Líder de Governo que sou, sempre convido meus pares para governar juntos em prol de Parauapebas”.

Ivanaldo Braz (SDD)

Finalizando os discursos dos parlamentares, o Presidente da Câmara Municipal de Parauapebas agradeceu a todos pelo apoio e pediu que os pares se unam ainda mais neste segundo semestre, para que projetos de interesse da coletividade sejam votados e aprovados naquela Casa de Leis.
“Fomos eleitos pelo povo e estaremos sempre à disposição da sociedade, sempre buscando apresentar projetos sérios em prol do benefício de nossa Parauapebas”.

Prefeito marcou presença

Quem também marcou presença na Sessão Solene de abertura dos trabalhos do segundo semestre da Câmara Municipal foi o prefeito de Parauapebas Valmir Queiroz Mariano (PSD).
Na oportunidade, Valmir comentou sobre alguns assuntos, entre eles da dificuldade de governar Parauapebas, mas se colocou à disposição de todos, para que seu Governo continue trabalhando em prol dos munícipes. “Estou muitíssimo feliz por estar aqui, inclusive feliz pelas vaias, afinal, isso faz parte do processo democrático. Nós continuaremos governando para o povo e ao final de nosso mandato mostraremos o resultado que todos que amam essa cidade esperam”, disse.

Renova 100%

Um grupo formado por vários profissionais liberais e população em geral denominado “Renova 100%” também marcou presença nas dependências da Câmara Municipal de Parauapebas na tarde desta segunda-feira (3). Na oportunidade, os representantes do grupo que tem como objetivo “limpar e renovar” a política de Parauapebas, se manifestaram através de faixa fixada naquela Casa de Leis e o movimento foi muito bem aceito pela população que também espera por renovação da política de Parauapebas e região.

Nesta terça-feira (4), haverá na Câmara Municipal de Parauapebas a primeira Sessão Ordinária do semestre, onde na oportunidade os vereadores apresentarão requerimentos e outros documentos.

Reportagem e fotos: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também