Convênio foi assinado na tarde desta terça-feira, 05, entre Vale, ICMBio e Prefeitura de Parauapebas
A Estrada Raymundo Mascarenhas é o principal acesso ao Núcleo Urbano de Carajás. Os ônibus que transportam centenas de trabalhadores diariamente, carros, caminhões e motos contribuem consideravelmente para que o trânsito seja normalmente intenso na localidade. Seja para quem vai subir ou descer a Serra dos Carajás.
A estrada é bastante sinalizada, mas infelizmente vários acidentes já foram registrados. Muitos deles, com vítimas fatais. E sempre na tentativa de minimizar os riscos de acidentes, os investimentos em sinalização são constantes, como a implantação de redutores de velocidade e radares.
Até a tarde desta terça-feira (5), a responsabilidade da fiscalização dos condutores que trafegam na rodovia era da Vale, porém, após a assinatura de um convênio entre mineradora, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Prefeitura de Parauapebas, essa responsabilidade passou a ser do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT).
“Consideramos uma iniciativa muito importante. É uma estrada que passa muita gente. Nós tivemos autorização do ICMBio e agora vamos passar a fiscalizar todo o trânsito desta área”, ressalta o prefeito Darci Lermen.
Reportagem: Anne Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar