Flávio do PCdoB, foi eleito neste domingo (5) governador do Maranhão para os próximos quatro anos. Com 99% das urnas apuradas, o pecebista obteve mais de 63,59% votos válidos, contra 33,62% de Lobão Filho (PMDB). O governador eleito terá como vice o deputado federal Carlos Brandão (PSDB).
A vitória marca a primeira vez em que um candidato que não é apoiado pelo Palácio dos Leões vence uma eleição para o governo maranhense, e a segunda vez em que um candidato do grupo político liderado pelo senador José Sarney (PMDB) não se elege. A outra havia sido em 2006, quando Jackson Lago (PDT) venceu Roseana Sarney, então no antigo PFL. Em 2009, Lago teve seu mandato cassado pelo TSE.
“Vamos fazer um governo bom, simples, com os pés no chão e que vai garantir que nosso estado caminhe na direção correta. Vamos enfrentar a corrupção, fazer com que os recursos sejam empregados a serviço da justiça social, tirar nosso Estado das páginas policiais. Nossa vitória é grandiosa pelos que aqui não estão como quilombolas, quebradoras de coco, jovens, conselheiros tutelares, pelas pessoas que vi no Maranhão sem ter o que calçar, sem ter o que comer, em casas de taipas. Por estas pessoas nossa vitória é grandiosa”, afirmou Dino.
Já Lobão Filho desejou boa sorte a Dino, e disse que sai da disputa mais forte: “Tive mais de 900 mil votos e agradeço a cada um desses votos que recebi. Nessa caminhada saí mais forte do que entrei, tive a oportunidade de ter apoio dos jovens, mulheres crianças, idosos. Parabenizo a vitória do candidato Flávio Dino, agora futuro governador do Maranhão que possa efetivamente cumprir tudo o que prometeu nesta campanha”.
O governador eleito tem 46 anos, foi deputado federal em 2006 e exerceu o cargo até 1º de fevereiro de 2011. Antes, em 2010, disputou pela primeira vez uma eleição ao governo maranhense, mas foi derrotado por Roseana Sarney (PMDB), ficando em segundo lugar com 859.255 votos, o que correspondeu a 29,48% dos votos válidos.
Flávio Dino de Castro e Costa nasceu em São Luís em 30 de abril de 1968, filho de Rita Maria e Sálvio Dino. Cursou o ensino médio no Colégio Marista, onde deu início à vida política como líder estudantil. Formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde exerceu o cargo de coordenador do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Exerceu o cargo de juiz federal por 15 anos, tendo abandonado a carreira em 2006 para ingressar na vida política, se filiando ao PCdoB. Foi presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), cargo que ocupou até março deste anos, devido à sua pré-candidatura ao governo do Maranhão.
Campanha
Durante a campanha Dino liderou as pesquisas por intenções de votos, de acordo com os três levantamentos divulgados pelo Ibope, nos dias 2 de outubro, 20 de setembro e 6 de setembro.
Apesar de ser apoiado pelo PSDB, Dino apresentou propostas de governo e programas muito parecidos aos da campanha da presidente Dilma Rousseff. Dentre eles estão uma versão estadual dos programas ‘mais médicos’, ‘bolsa família’ e ‘minha casa minha vida’, desenvolvidos pelo Governo Federal. Outra proposta apresentada é dobrar números de policiais em todo o Estado nos próximos quatro anos, como forma de tentar conter os problemas de segurança pública e no sistema carcerário maranhense, intensificados principalmente após 2013, com rebeliões no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e nos atentados a veículos, que acabaram sendo incendiados a mando de facções criminosas que atuam no Estado.
Confira votação dos candidatos com 99% das urnas apuradas
Flavio Dino (PCdoB): 63,59%
Lobão Filho (PMDB): 33,62%
Pedrosa (PSOL): 1,14%
Saulo Arcangeli (PSTU): 0,93%
Zeluis Lago (PPL): 0,60%
Prof. Josivaldo (PCB): 0,12%