Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Florestas nacionais de Carajás e Itacaiúnas completam 20 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

No dia 2 de fevereiro de 2018, duas importantes áreas protegidas da região de Carajás estão completando 20 anos de criação. As Florestas Nacionais de Carajás e do Itacaiúnas foram criadas em 1998 para proteger importantes áreas de florestas, rios, animais e recursos minerais nas últimas florestas do sudeste do Pará.

Essas áreas protegidas são geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do Governo Federal que possui sede em Parauapebas.


As referidas áreas fazem parte do Mosaico de Unidades de Conservação de Carajás, que protege cerca de um milhão e trezentos mil hectares de floresta amazônica entre os municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Marabá, Água Azul do Norte e São Felix do Xingu.

Conhecer para conservar é a bandeira de atuação do ICMBio na região.
E a conservação ambiental na região conta também com apoio de diversas instituições tais como a Prefeitura de Parauapebas, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), dentre outros.

Na Floresta Nacional de Carajás há importantes projetos em parceria com o município de Parauapebas, entre eles o Departamento de Uso Público Municipal da FLONA Carajás, que atua com os ideais de conservação e alternativas econômicas para o município, conforme parceria entre o ICMBio e o governo local, trabalhando para facilitar a inserção da comunidade às áreas de lazer, ecoturismo, educação ambiental e pesquisas cientificas em parceria com a UFRA e outras universidades da região, além do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (CEAP), que utiliza diversas áreas da FLONA para aulas de educação ambiental e inserção da consciência da preservação para os alunos da rede municipal.

A FLONA Carajás possui ainda um Conselho Consultivo atuante formado por membros de entidades do poder público e da Sociedade Civil que tem interesse na preservação e uso sustentável dos recursos da Floresta.

Para a comemoração dos 20 anos, uma programação que se estenderá durante o mês de fevereiro está sendo planejada, incluindo entrevistas em rádios e tv’s, e finalizando com uma expedição de ecoturismo na Floresta Nacional de Carajás voltada para pessoas da comunidade.

Publicidade

Veja
Também