Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Fortalecer a saúde é objetivo de projeto em Serra Pelada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Rosilene Silva mal sabia que ainda criança, ao sair de Imperatriz, no Maranhão, estabeleceria sua vida na vila de Serra Pelada, em Curionópolis. Lá ela casou, teve uma filha e hoje atua como agente comunitária de saúde, batendo de porta e porta e caminhando pelas ruas familiares onde viveu sua infância.

Publieditorial-Agentes Saude-02


As atribuições de Rosilene incluem visitas diárias a dezenas de famílias de Serra Pelada. Além de orientar sobre os cuidados básicos de saúde, ela explica a importância do pré-natal e de manter as vacinas em dia, assim como monitorar o desenvolvimento de crianças. O agente comunitário funciona como o principal elo entre a população e os serviços de saúde local. O trabalho acaba funcionando, também, como um momento para troca de experiências e de diálogos sobre o cotidiano das pessoas e da comunidade.

Desde o final de 2015, Rosilene vem fazendo parte de um aprendizado ainda maior. A Fundação Vale, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (CEDASPS) e a Secretaria Municipal de Saúde de Curionópolis, desenvolve o projeto Fortalecer Saúde em Serra Pelada, iniciativa que busca contribuir para a melhoria das condições de atendimento, além de aperfeiçoamento de práticas e de processos da Unidade de Saúde local.

Para os agentes comunitários da vila, o projeto representa uma chance de aprimorar conhecimentos e de participar ativamente da elaboração de estratégias para melhoria dos serviços de saúde. Para Rosilene, o projeto lhe possibilitará uma atuação mais qualificada e humanizada e terá reflexos positivos na vida da comunidade que, por duas vezes, a acolheu de braços abertos.

A história completa de Rosilene e das pessoas que crescem lado a lado com a gente você pode conferir no www.vale.com/ladoalado.

Publicidade

Veja
Também