Na tarde da última segunda-feira (9), cinco pessoas foram detidas após uma tentativa de furto qualificado frustrada na mina do N5, operada pela mineradora Vale, em Parauapebas. A ação foi detectada pela equipe de segurança patrimonial da empresa, que, com o auxílio da Polícia Militar e da Polícia Civil, conseguiu chegar aos suspeitos.
Segundo o relato da Polícia Militar, os suspeitos tentaram utilizar um guindaste para retirar cerca de 2 toneladas de cabos de cobre encapados de diferentes especificações (70mm², 95mm² e 120mm²). Os cabos estavam sendo carregados em um caminhão caçamba de cor branca, pertencente a empresa terceirizada Omega Service. O veículo foi monitorado por drones, enquanto se deslocava dentro da área da mina e, posteriormente, foi interceptado.
Os envolvidos foram identificados pelas iniciais U.S., W.G.F., A.M.D.S., L.R.M. e A.S.S.. Segundo as investigações iniciais, os suspeitos atuavam em conjunto, com funções que incluíam a identificação do material a ser furtado e o transporte do mesmo, com o auxílio do guindaste para facilitar na retirada dos cabos.
Representantes da empresa terceirizada responsável pelo veículo e gestores da Vale foram acionados para verificar a legalidade da operação. Após contradições nos depoimentos dos suspeitos, constatou-se que a atividade não era autorizada.
Os cinco homens foram encaminhados à 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas para os procedimentos legais e após prestarem depoimentos, foram liberados.
Reportagem: Márcio Alves | Correspondente policial do Portal Pebinha de Açúcar