Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Garimpeiros de Curionópolis buscam direito de explorar Serra do Sereno

No município de Curionópolis, um grupo de pessoas explorava clandestinamente o manganês na Serra do Sereno, local que a mineradora Vale detém o direito de exploração

Depois de quatro anos que os garimpeiros estavam fazendo a exploração no local, a Vale acionou a Polícia Federal para retirar os mesmos da área. De acordo com Valmir Macêdo, que é um destes garimpeiros, eles realizaram uma manifestação na PA-275 para chamar a atenção da administração pública para interver nesta situação, já que a exploração do manganês criou 600 empregos diretos e 2 mil indiretos.
“A jazida estava abandonada, e estávamos querendo pagar as nossas contas e começamos e explorar o local. Depois de quatro anos, a mineradora Vale acionou a Polícia Federal, que fechou o local e impediu o funcionamento de nossas máquinas e nos deixarou sem o nosso ganha pão do dia a dia”, relatou o garimpeiro.

Os 75 garimpeiros que trabalhavam na Serra do Sereno garantem que a exploração gerava um aquecimento no comércio do município de Curionópolis em cerca de 60%, e por este motivo, eles procuraram o apoio dos vereadores para intervir perante a Vale.

Depois de algumas tratativas com a mineradora Vale, os vereadores conseguiram marcar uma reunião, que aconteceu na última sexta-feira (20), sendo que na oportunidade, a Vale abriu uma possibilidade destas pessoas continuar trabalhando na mina.

A exploração destes garimpeiros na Serra do Sereno gerava uma renda em torno de R$ 4 milhões por mês, sendo que eram extraídas 10 mil toneladas de manganês mensalmente, e para que estes garimpeiros voltem a trabalhar no local, eles criaram a Cooperativa dos Mineradores do Alto Bonito (COOMAB), para apresentar o modelo de negócio na próxima reunião que está marcada para o dia 03 de maio.

“Agarramos a proposta que a Vale nos ofereceu e saímos com uma esperança, já criamos a cooperativa, contratamos um geólogo, um condutor na área de exploração mineral e um engenheiro ambiental para que possamos trabalhar dentro dos padrões exigidos e legais”, ressalta Valmir Macêdo.

Uma das preocupações destes garimpeiros é com a conservação ambiental do local, por este motivo acharam importante a participação do engenheiro ambiental, pois a nova Cooperativa dos Mineradores do Alto Bonito quer explorar o minério com o menor impacto ambiental possível e Valmir Macêdo garante que a cooperativa vai assumir o passivo destes impactos

Em nota enviada à nossa reportagem, a Vale afirma que “participou na última quarta-feira, 18/4, de reunião organizada pela Câmara de Vereadores, com representantes do Legislativo e de cooperativas do município de Curionópolis. Na oportunidade, a empresa informou que tem interesse na exploração do manganês no local, que possui o direito minerário sobre a serra do Sereno concedida pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e que operações na área no momento são ilegais. A empresa também ouviu as expectativas e propostas dos presentes para exploração legal da área”.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário