Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Gestores e professores de Canaã dos Carajás (PA) são capacitados pelo IEE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Canaã dos Carajás  volta a receber o projeto Formação Continuada de Professores da Rede Pública, realizado pelo Instituto Esporte & Educação (IEE). Na quarta-feira (8), a partir das 13h30, será realizado mais um módulo de formação. O projeto do IEE em Canaã conta com o patrocínio da Vale, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte/Governo Federal e parceria da Fundação Vale.

Neste encontro, durante a formação com os gestores escolares, um dos instrumentos da metodologia de esporte educacional do IEE será discutido e trabalhado: a supervisão da prática pedagógica qualificada. Esses profissionais participantes acompanharam e registraram as atividades de Educação Física desenvolvidas pelos professores em suas escolas e levarão para o grupo as suas percepções e anotações para serem discutidas.


“Entregamos para os gestores um instrumento de avaliação com questões da prática dos professores para serem analisadas. Nesse encontro, os participantes levarão os resultados dessa avaliação para, juntos, discutirmos os próximos passos. É uma forma de auxílio aos professores de Educação Física no município e não tem caráter punitivo; apenas de qualificação”, afirma Natalia Santos, profissional do IEE e uma das responsáveis pelo curso, ao lado de Cibelle Borges.

Também será dada a continuidade à elaboração da Matriz Curricular do município. “Seguindo o acordo com a Secretaria de Educação, IEE e gestores irão auxiliar os coordenadores municipais a revisarem os conteúdos trabalhados com os alunos da rede pública durante o ciclo escolar”, explica Natalia.

Ainda de acordo com a profissional do IEE, esse tipo de trabalho “possibilita incorporar cada vez mais no dia a dia das escolas a didática do esporte educacional, onde a Educação Física não é mais apenas uma atividade de recreação, mas mais um instrumento para tornar o aluno cada vez mais protagonista e participativo, com maior autoestima e capacidade de atuar em equipe e com respeito à diversidade e as características de cada um”.

“A contribuição pedagógica dos conteúdos vem com uma riqueza de conhecimento e atualização onde a aplicabilidade é totalmente aceitável a nossa realidade. Com a visão sendo ampliada, conseguimos trabalhar de forma significativa dentro da sala de aula, aumentando o conhecimento e crescimento do aluno”, conta sobre sua experiência na formação a professora Tatiane Santos Silva, da Escola Benedita Torres.

Ainda fazendo parte do Formação Continuada, na terça (7) e quarta-feira (8), será realizada a Formação de Tutores para atuar no Projeto de Liderança Juvenil. O encontro contemplará dez professores que atuam com adolescentes em suas escolas, onde depois de capacitados irão desenvolver ações de protagonismo juvenil no universo escolar.

Formação Continuada de Professores da Rede Pública – O projeto está no seu quarto ano e tem a missão de formar professores e gestores na metodologia do esporte educacional, com o objetivo de qualificar e ampliar o acesso de crianças e jovens ao esporte dentro e fora da escola. Neste ano, o projeto é realizado em 18 cidades de seis estados (São Paulo, Pernambuco, Paraná, Goiás, Minas Gerais e Pará) para capacitar 800 professores e gestores da rede pública para a implantação e qualificação de programas voltados para a prática da educação física e do esporte nas cidades. Cada município terá cinco etapas de capacitação, totalizando 80 horas de formação presencial e 20 horas de acompanhamento à distância.


Publicidade

Veja
Também